Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

"Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca

"Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca

A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da vida reprodutiva da menina. Saber o que significa menarca e quais são as suas características é fundamental para evitar sustos desnecessários e garantir uma transição mais tranquila para a vida adulta.

 

Pensando nisso, o Só Delas te explica melhor o que é menarca e esclarece as dúvidas mais comuns sobre a primeira menstruação (sintomas, quando ocorre, o que fazer e muito mais). Confira!

 

  1. Como é o sangue da primeira menstruação? 

 

Ao contrário do que mostram os filmes, séries e novelas, a primeira menstruação raramente surge como um sangue vermelho vivo. O mais comum é observar o sangue da menarca marrom (semelhante à borra de café) ou vermelho escuro. Essa primeira menstruação marrom tende a ser leve e também pode vir acompanhada de pequenos coágulos, que não costumam ser motivo de preocupação. 

 

Para identificar se é normal sair muito sangue na primeira menstruação, vale conversar com o(a) ginecologista. Ter a menarca muito intensa pode indicar desequilíbrios hormonais, complicações de saúde ou até mesmo ser considerado natural. Cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente. 

 

  1. A primeira menstruação dura quantos dias? 

 

Geralmente, o fluxo menstrual da menarca é leve e desce em pequenas quantidades. Por isso, o mais comum é que a primeira menstruação dure poucos dias (quando comparado ao período menstrual regular de mulheres adultas). 

 

Ao notar a primeira menstruação prolongada, converse com o(a) ginecologista - principalmente, se o fluxo for intenso e/ou vier acompanhado de outros sintomas, como dor. 

 

  1. Quando ocorre a primeira menstruação? 

 

Não é possível prever exatamente quando a primeira menstruação vai chegar. Afinal, o que causa a menarca são as alterações hormonais do organismo feminino, que podem ser influenciadas por uma série de fatores que vão desde a genética até o estilo de vida e o estado de saúde da menina. No geral, a idade média para a chegada da menarca é entre os 10 e 13 anos de idade. 

 

Se a menina chegar aos 16 anos de idade sem menstruar, considera-se um quadro de menarca tardia. Por outro lado, quando a primeira menstruação acontece antes dos 10 anos de idade, denomina-se menarca precoce. 

 

Ou seja: completar 16 anos sem menstruar ou ter a menarca aos 9 anos de idade (para baixo) são episódios que merecem ser avaliado pelo(a) ginecologista. 

 

  1. Quais são os primeiros sintomas da menarca? 

 

Embora não seja possível prever quando ocorre a primeira menstruação, é válido observar os sinais do próprio corpo para identificar os sintomas da menarca chegando. Os principais indícios são: 

 

  • Crescimento dos seios;

  • Aparecimento de pelos na região pubiana e nas axilas;

  • Maior oleosidade na pele e no cabelo;

  • Aumento da secreção vaginal; 

  • Cólica.

 

  1. O que fazer quando ocorre a primeira menstruação? 

 

“Tive a minha primeira menstruação, o que fazer?”. Em primeiro lugar, relaxe! Você não está sozinha. A chegada da menarca é um processo natural que está presente na vida de todas as mulheres. Para lidar com essa nova fase, o ideal é agendar uma consulta com ginecologista. O(a) profissional poderá esclarecer tudo sobre a menarca e te dar orientações importantes sobre a possibilidade de engravidar e as mudanças que acontecerão a seguir. 

 

  1. Depois da primeira menstruação, quando vem a outra?

 

Nos dois primeiros anos após a menarca, o eixo hormonal da menina (hipotálamo-hipófise-ovário) ainda está imaturo. Por isso, é normal ter irregularidades no ciclo menstrual - o que inclui atraso menstrual, ciclos mais curtos ou longos a cada mês e por aí vai. 

 

Para evitar imprevistos, a boa é andar com um “kit menstruação” na bolsa ou na mochila. Esteja sempre preparada e leve com você um absorvente e um protetor diário para lidar com situações de emergência (como a chegada inesperada da menstruação ou até mesmo sangramentos de escape). 

 

  1. Menarca e crescimento: o que acontece depois da primeira menstruação? 

 

Não é verdade que a menina para de crescer após a primeira menstruação. Mas, de fato, o crescimento passa a ser mais lento. Algumas meninas ainda podem ganhar cerca de 5% a mais de altura (algo em torno de 5 a 8 centímetros). 

 

Além disso, outras características do corpo continuam a se desenvolver, como o acentuamento das curvas da cintura e do quadril e o amadurecimento completo das mamas.  

 

  1. Qual o melhor absorvente para primeira menstruação? 

 

Tendo em vista que o fluxo menstrual da primeira menstruação costuma ser bem levinho (parecido com um escape menstrual), você não precisa se preocupar tanto assim com a capacidade de absorção do absorvente. Dê preferência a modelos anatômicos, que vão te deixar segura e confortável ao mesmo tempo. 


O SEMPRE LIVRE® Adapt Plus Ultraflexível pode ser uma boa opção. Ele é ultrafino, se adapta às curvas do corpo e oferece a mesma proteção do formato regular, garantindo toda a discrição, o conforto e a segurança que você precisa nesse momento do mês!

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >