Como é o período fértil de quem toma anticoncepcional?
Como é o período fértil de quem toma anticoncepcional?
Há risco de engravidar mesmo tomando pílula?
Os anticoncepcionais atuais são muito eficientes, mas não anulam totalmente o risco de ter uma gestação. Tudo irá depender de como a mulher faz uso correto do medicamento. Esquecer de tomar a pílula diariamente e não tomar no horário certo todo dia são alguns pontos que podem aumentar o risco de ter falha no método contraceptivo.
O uso da pílula pode deixar a mulher infértil a longo prazo?
Segundo a ginecologista Bárbara Murayama, não há esse risco. “As pílulas evitam a gravidez enquanto estão sendo usadas. Buscam bloquear a ovulação e tornar o meio ruim para a gravidez, com muco mais espesso, endométrio mais fino, menos mobilidade das tubas”, diz. Após parar de usar pílula anticoncepcional, a fertilidade da mulher voltará ao normal.
Sinais do período fértil para quem não toma pílula
Para quem tem o ciclo menstrual de 28 dias, o período fértil acontece no 14° dia. Se o intervalo for de 35 dias, o período será no 21º dia. Se o intervalo for de 24 dias, a ovulação ocorrerá no 10º dia do ciclo. Vai depender de quanto dura o ciclo. A regra é subtrair 14 dias da duração do ciclo. Lembrando que: o primeiro dia de sangramento é considerado o primeiro dia do ciclo menstrual e um ciclo menstrual normal pode variar de 24 a 35 dias.
Dois dias antes da ovulação a mulher normalmente apresenta um corrimento fluido que parece uma clara de ovo. Durante a ovulação pode existir uma dor na região lateral e baixa da pelve, popularmente chamada de “dor do meio”, fazendo alusão para aquelas mulheres cujo ciclo é de 28 dias e acabam ovulando no meio do ciclo.
Dr. Alessandro Scapinelli - Ginecologista, membro da SOGESP (Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo) e FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia)
Dra. Bárbara Murayama
Ginecologista
CRM: 112527



