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Como dormir melhor? 9 dicas para combater a insônia

Como dormir melhor? 9 dicas para combater a insônia

Dormir bem é a chave para o bom funcionamento do organismo. Por isso, quem sofre de insônia está sempre a procura de dicas de como resolver isso. Uma simples mudança de hábitos ou a inclusão de alimentos e bebidas já pode fazer alguma diferença na sua noite de sono. Por isso, ler livros antes de dormir, diminuir as luzes e evitar a cafeína são algumas das recomendações. Conheça mais 9 dicas de como dar uma chega para lá na insônia e descansar seu corpo e a mente.

 

1) Aposte em chás depois do jantar

 

Existem muitos tipos de chás e, cada um deles, pode provocar diferentes efeitos no organismo. Para dormir melhor, as bebidas quentes favoritas são os chás calmantes. Nesta lista, você pode incluir camomila, erva doce e cidreira, os que provocam uma sensação de relaxamento. Assim, depois de um jantar saudável e equilibrado, esquente um pouco d’água e misture com o sabor escolhido. A sensação de bem-estar é garantida!

 

2) Evite café e bebidas com cafeína antes de dormir

 

A cafeína age como estimulante no metabolismo, melhorando a disposição e aumentando a capacidade de concentração. Para hora de dormir, no entanto, a substância não é indicada  por aumentar o estado de alerta, acelerar os batimentos cardíacos e elevar a temperatura corporal. Chocolate e bebidas como café e refrigerantes possuem altos níveis de cafeína. Ingeri-las antes de dormir, portanto, vai trazer efeitos indesejados para quem tem insônia.

 

3) Procure deixar o quarto o mais escuro possível

 

Deixar o ambiente propício para o sono é um passo importantíssimo para conseguir dormir melhor. Procure fechar todas as cortinas e deixar o quarto bem escuro para facilitar a produção de melatonina. Esse hormônio, diretamente ligado ao sono, sofre interferências de acordo com a iluminação do ambiente. Se o quarto estiver claro, o corpo entende que ainda não está no momento certo de adormecer. Não há problema em deixar uma pequena luz ou uma brecha na cortina, mas deixar muita claridade entrar no quarto é certeza de um sono mal dormido.

 

4) Evite televisão e celular na cama

 

Assim como as luzes de fora, a luz da televisão, do celular e do computador podem atrapalhar o seu sono. Além disso, esses eletrônicos provocam estímulos no corpo aumentando o grau de excitação. Por isso, o ideal na hora de cair no sono é se desconectar um pouco do mundo digital. Deixe sua série favorita para ser aproveitada durante o dia, reservando as noites para uma boa leitura.

 

5) Leia um livro

 

Há muitos livros por aí, gêneros diversos e autores incontáveis. Por isso, com certeza há um para você. Procure um que desperte seu interesse e mantenha-o na cabeceira para a hora de dormir. Ler é uma atividade muito prazerosa que estimula a criatividade. Além disso, a leitura provoca um certo cansaço dos olhos, fazendo com que eles se fechem com uma maior facilidade. Os livros são ótimas opções para quem tem insônia por conta disso. Que tal iniciar o processo de leitura com mulheres empoderadas? Você vai dormir melhor e, de quebra, ainda vai ter muita inspiração.

 

6) Antes de dormir, faça exercícios de respiração

 

A respiração é uma poderosa aliada para quem quer relaxar. A novidade está nas técnicas de respiração capazes de desligar os ânimos, trazendo equilíbrio e alívio. O processo de inspirar e expirar, com toda calma possível, ajuda a manter sob controle o que antes estava acelerado. Por isso, colocar algumas dessas técnicas em prática pode te ajudar a relaxar e dormir melhor. No Youtube você pode encontrar vídeos ensinando a técnica de respiração abdominal e de relaxamento progressivo.

 

7) Coloque uma música relaxante para dormir

 

Atividades relaxantes são ótimas pedidas na hora de se encontrar com o sono. Assim como os livros, colocar músicas tranquilas podem trazer efeitos calmantes e relaxantes para o corpo. A dica é fazer uma boa playlist especificamente com canções prazerosas que normalmente te fazem ficar tranquila. Dessa forma, quando for colocar os fones de ouvido, elas irão provocar uma sensação de desligamento do resto do mundo, fazendo sua mente desligar da rotina e das preocupações do dia a dia.

 

8) Durante o dia, faça exercícios físicos

 

A prática regular de exercícios físicos melhora o funcionamento do organismo em vários aspectos. A menstruação passa a ficar regulada, a cólica menstrual diminui, assim com os sintomas da TPM. Por isso, não há dúvida que as atividades físicas podem ajudar a combater a insônia. Bastam 30 minutos por dia de qualquer atividade que o corpo já sente uma necessidade maior de descansar, por conta dos gastos de energia. Procure alguma que te dê prazer.

 

9) Tenha uma dieta balanceada

 

O que comemos tem influência direta na qualidade do sono. Dietas com muitas calorias podem atrapalhar o período noturno, oferecendo mais energia do que precisamos. Por isso, durante o dia, opte por uma alimentação mais balanceada. Os alimentos que favorecem um bom sono são: maracujá, banana, frutas vermelhas, linhaça, aveia, nozes, amêndoas, integrais no geral, carnes magras, alface e couve. Essas escolhas apresentam vitaminas do complexo B, ômega 3, lactocina e triptofano - todas substâncias que ajudam no bem-estar e têm efeitos calmantes.

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