Como cuidar da região íntima no verão: ginecologista explica como fazer a higiene feminina de forma correta
Como cuidar da região íntima no verão: ginecologista explica como fazer a higiene feminina de forma correta
Aumente as lavagens da região íntima e use roupas frescas
Se o dia estiver muito quente, a médica recomenda um banho a mais para deixar sua região íntima seca e limpa. “A mulher deve lavar a vulva (parte externa), dando preferência aos sabonetes íntimos, que têm um pH neutro (mais parecido com o da vagina). Não há necessidade de lavar a parte de dentro (vagina) com duchas internas”. Além disso, evite peças justas, como calças jeans e meias-calças, em dias quentes. “Dê preferência por roupas leves, como calças de algodão, saias e vestidos”, sugeriu a ginecologista, indicando também usar calcinhas de algodão, especialmente à noite.
Cuidado com o uso de amaciantes e alvejantes nas calcinhas
A forma como as peças íntimas são lavadas deve ser suuuper levada em conta também! Prefira sabão neutro para lavá-las e enxágue bem em seguida. Além disso, evite deixar a calcinha secando no banheiro, pois como se trata de um local úmido, o ambiente propicia a multiplicação de fungos.
Protetor diário respirável vai te deixar limpa, fresca e evitar odores
O protetor diário é aquele item indispensável na sua bolsa! Ele vai te dar uma sensação de proteção e frescor ao longo do dia, manter sua peça íntima sequinha e evitar maus odores causados pelo calor. É muito importante que você use a versão respirável, que não atrapalha a circulação de ar da região íntima. Então, não confunda com o protetor que você está acostumada a usar no início ou fim da menstruação, beleza?
Vai à piscina? Não esqueça de trocar a peça de baixo por uma seca ao sair
Além de ser muito comum transpirar mais, é nessa época que aproveitamos o sol para ganhar um lindo bronzeado, ou seja, usar roupas de banho é parte da nossa rotina. Daí vem a importância de ficar atenta ao hábito de usar biquíni molhado o dia todo: isso pode potencializar o surgimento de infecções, coceira, corrimento e problemas como a candidíase (infecção causada por fungos). Então, anote essa dica: ao sair da praia ou da piscina, troque a peça de baixo por uma seca, seja um biquíni extra ou uma calcinha para colocar com o short.
Agora você já sabe como fazer sua higiene íntima de forma correta no verão. Curta bastante!
Dra. Maria Elisa Noriler
Ginecologista
CRM 99557



