Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Como contar para os meus pais que não sou mais virgem? Temos alguns conselhos!

Como contar para os meus pais que não sou mais virgem? Temos alguns conselhos!

Perder a virgindade é um momento marcante na vida de qualquer pessoa. No entanto, falar sobre o assunto pode gerar uma certa insegurança, principalmente quando envolve contar aos pais. Muitas famílias não falam abertamente sobre sexo e não dão abertura para que os jovens se sintam confortáveis de compartilhar essa intimidade. Assim, eles ficam mais receosos e com medo de possíveis críticas e julgamentos.

 

O início da vida sexual é um assunto pessoal e ninguém deve se sentir obrigado a falar sobre todas as suas experiências. Mas uma boa relação entre pais e filhos é construída na base da confiança. Por isso, mesmo que você demore um tempo para contar que não é mais virgem, vale a pena ser sincera sobre essa nova etapa da sua vida ou pelo menos não mentir ou esconder a verdade quando a pergunta vir a tona. Afinal, seus pais já passaram pelo mesmo momento que você e podem te ajudar com conselhos e informações valiosas.  

 

Para diminuir essa tensão, separamos algumas dicas para te ajudar no momento de contar para os pais sobre a primeira vez.  

 
 
 
 

Dica 1: Encontre o momento certo em que se sinta preparada para falar sobre a primeira vez

 

Antes de falar sobre a sua primeira vez, é importante que você sinta que esse é o momento certo. Isso significa que você não precisa contar no dia seguinte, mas pode ir criando coragem até decidir que chegou a hora.  Primeiro tente entender o que “perder a virgindade” significou para você. Depois, vá pensando nas palavras e no momento ideal para abordar o assunto. Você não tem o dever de dar satisfação sobre a sua intimidade para ninguém, mas compartilhar sua primeira experiência sexual com seus pais diminui a sensação de que está fazendo algo escondido ou errado. 

 

Também é interessante refletir se o melhor é contar para os dois ao mesmo tempo ou se o ideal é falar com a sua mãe ou  pai primeiro. Isso porque um dos dois pode ser o mais acolhedor e compreensivo e, para uma primeira conversa, pode te dar mais segurança de se abrir. 

 

 

Dica 2: Pense no tom da conversa e quais as palavras certas para usar

 

Pensar na maneira como falar com os seus pais vai te deixar mais à vontade na hora de soltar a verdade. Aproveite para encontrar o tom certo da conversa. Por exemplo, se seus pais forem mais tranquilos, você pode conversar com mais naturalidade. Agora, se eles forem mais rígidos e reativos, o ideal é chegar aos poucos, sempre buscando ter cuidado com as palavras. 

 

Outra dica é montar um discurso ou uma linha de raciocínio de como a conversa vai se desenrolar. Se vale a pena contextualizar a situação, se o melhor é ser mais direta, quais os detalhes que você pode falar, o que não precisa ser exposto. Você não precisa agir como se estivesse fazendo uma apresentação formal, mas o ideal é ter uma comunicação efetiva, que se desenvolva com naturalidade. Para isso, já ter as palavras em mente é meio caminho andado. 

 

 

Dica 3: Comece a conversa sobre primeira vez quando estiverem a sós 

 

O momento ideal para começar a conversa sobre a primeira vez depende de você. Mas uma boa dica é escolher uma hora mais tranquila em que vocês conseguirão focar apenas em um assunto sem outras distrações. Por exemplo, não é uma boa ideia soltar a verdade quando estiverem em uma discussão ou quando seus pais estiverem concentrados em outras atividades. Mesmo que eles sejam tranquilos, talvez precisem de mais tempo para absorver o que você acabou de dizer. 

 

Do papo também podem surgir outros questionamentos e, se eles demonstrarem interesse em saber mais, não tente fugir do assunto. É claro que você determina até onde alguém pode ficar por dentro da sua intimidade, mas é interessante passar para nossos pais a imagem de que nos sentimos seguros de conversar com eles. Essa atitude torna mais fácil o processo de aceitação e ainda pode agregar informações importantes para você. 

 

 

Dica 4: Esteja preparada para qualquer tipo de reação

 

Para alguns pais, escutar que sua filha não é mais virgem não é fácil. Por mais que você não seja mais uma criança, a primeira vez é uma comprovação de que suas escolhas já não dependem mais tanto deles, mas grande parte de você. Por isso, é normal que os pais se mostrem receosos, com medo de que seus filhos cometam erros e sofram as consequências. Aliás, sexo não é apenas prazer, mas exige muita responsabilidade e consciência. Quando for contar a verdade, esteja preparada para escutar qualquer tipo de reação e tente ser o mais compreensiva possível. Você tem o direito de se defender, mas esse não é o melhor momento para começar um conflito ou debate. 

 

Tente se mostrar confiante, segura e responsável sobre seus atos. O ideal é que eles percebam que você sabe o que está fazendo e sabe se proteger. Também é bacana reforçar o quão importante é falar abertamente sobre sexo em casa e como se abrir com eles te deixa mais aliviada. Assim, vocês podem começar a estabelecer uma relação com mais confiança e parceria, em que pais e filhos só têm a ganhar. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VOCÊ SABIA?
    4 pensamentos que já passaram pela sua cabeça antes de uma viagem à praia
    Pode ser um fim de semana ou o mês inteiro, mas toda viagem nos traz algumas preocupaçõ..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
    O adesivo anticoncepcional ou patch anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal...
    Adesivo anticoncepcional: 10 dúvidas sobre o método contraceptivo
  • SE CUIDA!
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
    Embora boa parte das mulheres já saiba para que serve a pomada vaginal, ainda existem...
    Pode usar pomada vaginal menstruada? Veja quais são os principais cuidados durante o tratamento ginecológico
  • Menstruação
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
    A primeira menstruação (nome científico: menarca) marca o fim da puberdade e o início da...
    "Como é o sangue da primeira menstruação?" Tire 8 dúvidas sobre a menarca
  • SE CUIDA!
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
    A ultrassonografia transvaginal (ou ultrassom transvaginal) é um exame de imagem usado...
    Posso fazer transvaginal menstruada? Tire suas dúvidas sobre o exame ginecológico
  • VER TODAS >