Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Como colocar camisinha: um passo a passo e dicas para usar o preservativo corretamente

Como colocar camisinha: um passo a passo e dicas para usar o preservativo corretamente

Você sabe como colocar uma camisinha? O uso do preservativo é essencial na prevenção de DST's, como a AIDS, o HPV e diversas outras. Porém, para garantir a eficácia do método contraceptivo de barreira é preciso utilizá-lo corretamente. Ter dúvidas em relação à forma correta de colocar a camisinha é bastante comum, especialmente no início da vida sexual. Meninas que ainda estão passando por suas primeiras experiências com o sexo podem não saber muito bem como usar o preservativo. Por isso, o Só Delas preparou um passo a passo de como inserir a camisinha masculina e garantir o cuidado com a saúde íntima do casal.

 

Veja também: Camisinha, sim! Listamos 5 motivos para você usá-la sempre

 

O que é a camisinha masculina?

 

A camisinha masculina ainda é o modelo mais popular de preservativo. Geralmente, o método contraceptivo de barreira é feito de látex. Porém, também é possível encontrar camisinhas masculinas de poliuretano e poliisopreno. O preservativo age ao bloquear a ejaculação masculina e impedir a entrada do espermatozóide no canal vaginal, evitando o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis e uma possível gravidez indesejada. Quando utilizada corretamente, a camisinha apresenta baixos índices de falha: em média, de 2% a 6%.

 

Escolhendo o tamanho ideal da camisinha: um detalhe que faz toda a diferença

 

Na hora de comprar a camisinha masculina, é importante atentar-se ao tamanho do preservativo. A medida mais usada para definir o tamanho da camisinha é o diâmetro, que pode ser de 48mm ("teen", que significa adolescente), 52mm (médio tradicional) e 55mm (extra). Já o comprimento, por sua vez, costuma variar entre 16cm a 19cm. A avaliação do modelo mais apropriado deve ser feita levando em consideração as dimensões do pênis. Camisinhas maiores ou menores do que o ideal podem comprometer a proteção oferecida pelo produto. Na dúvida, parta do princípio da tentativa e erro! Escolha o preservativo de tamanho padrão e troque por outro se achar necessário.

 

Como colocar a camisinha: passo a passo

 

Saber como colocar a camisinha é de extrema importância para praticar relações sexuais de forma segura. O preservativo deve ser inserido com bastante cuidado para que não haja riscos de gravidez ou contágio de DST's. Por isso, leia atentamente o passo a passo a seguir e não hesite em consultá-lo sempre que precisar:

 

1) Abra a embalagem da camisinha no instante do uso, com muito cuidado para não rasgar;


2) Segure a ponta da camisinha para retirar qualquer resquício de ar que possa existir no local. Esse passo é essencial para evitar que o preservativo estoure;


3) Com o pênis ereto, livre de lubrificantes, cremes ou pomadas, posicione o preservativo na parte de cima dele, ainda segurando a ponta e deixando um pequeno espaço para criar um “reservatório”;


4) Segurando a ponta, desenrole o preservativo até a base do pênis. Neste momento, cubra todo o corpo peniano e atente-se para que não entre ar;

 

 

Como tirar a camisinha: passo a passo

 

1) Retire enquanto o pênis ainda estiver ereto;

 

2) Mantenha o "anel" da base do preservativo junto ao pênis para que o sêmen nao escorra durante o próximo passo;

 

3) Com o pênis direcionado para baixo, puxe a camisinha;

 

4) Dê um nó na camisinha. Dessa forma, o sêmen ficará "reservado";

 

5) Descarte a camisinha no lixo. Jogar o preservativo no vaso sanitário, por exemplo, não faz bem para o meio ambiente e pode prejudicar o sistema de encanamento;

 

3 erros comuns ao usar a camisinha masculina:

 

1) Falta de lubrificação duruante o sexo: uma boa lubrificação natural (ou até mesmo artificial) diminui as chances de estourar a camisinha. Por isso, o ideal é que a mulher esteja devidamente lubrificada para o sexo vaginal. Se tratando do sexo anal, recomenda-se o uso de lubrificantes à base d'água. 

 

2) Retirar a camisinha após o fim da ereção: é muito importante tirar a camisinha enquanto o pênis ainda está ereto. Caso contrário, a camisinha pode acabar ficando presa dentro da cavidade vaginal ou anal;

 

3) Não verificar possíveis furos na camisinha: após retirar o preservativo, certifique-se de que não há furos no látex (ou outro material escolhido). Uma boa forma é buscar por possíveis "vazamentos" do sêmen na camisinha;

 

O que fazer se a camisinha ficar presa dentro da vagina?

 

Ao notar que a camisinha ficou presa na cavidade vaginal, tente retirar o preservativo com os próprios dedos ou procure o atendimento mais próximo. Deixar a camisinha dentro da vagina por muito tempo pode trazer algumas complicações. Se você for se arriscar a retirar o objeto em casa, insira um ou dois dedos (formando uma espécie de pinça) e vá pelas paredes vaginais até encontrar a camisinha. Na dúvida, procure um(a) profissional! O incidente reduz consideravelmente a proteção oferecida pelo método contraceptivo. Portanto, avalie a necessidade de tomar uma pílula do dia seguinte e fazer exames para possíveis DST's.

 

10 dicas para colocar a camisinha masculina e garantir sua proteção

 

Com esse passo a passo, você já deve ter entendido como colocar a camisinha corretamente. Ainda assim, alguns erros comuns podem acabar dificultando um pouco o processo e comprometendo a eficácia do preservativo. Por essa razão, preparamos 10 dicas essenciais para garantir que nada dê errado no momento de botar a camisinha. Dê uma olhada:

 

Dica 1) Guarde a camisinha em um local fresco

 

Guardar a camisinha na carteira ou no bolso realmente é prático. Porém, o hábito pode colocar em risco a eficácia desse método contraceptivo. O atrito da embalagem com outros objetos, como chaves e moedas, por exemplo, pode acabar danificando o preservativo. O indicado é guardar em um local mais arejado e espaçoso. Dessa forma, a camisinha não corre riscos de ser amassada ou até mesmo furada.

 

Dica 2) Mantenha a camisinha em um local de fácil acesso

 

Ainda sobre o armazenamento da camisinha, uma dica que pode ser bastante útil é guardar o preservativo em um local de fácil acesso. De preferência, em uma mesinha de cabeceira ao lado da cama ou nas gavetas do armário do quarto. Parece irrelevante a um primeiro momento, mas acredite: ter que mover mundos e fundos para encontrar uma camisinha pela casa pode ser superdesagradável e, de quebra, ainda dá uma esfriada no clima.

 

Dica 3) Só abra a embalagem da camisinha quando realmente for usar

 

Deixe para abrir a camisinha somente quando for usá-la! Adiantar esse processo para poupar tempo pode acabar comprometento a lubrificação e a eficácia do preservativo na prevenção contra doenças e uma gravidez indesejada. Portanto, lembre-se de abrir a embalagem da camisinha apenas na hora do contato sexual.

 

Dica 4) Não utilize os dentes para abrir a embalagem do preservativo

 

Falando em abrir a embalagem da camisinha, certifique-se de nunca usar os dentes ou outros objetos cortantes. O látex (utilizado na composição de grande parte das camisinhas masculinas) é um material bem fino e pode acabar se rompendo ou criando pequenos furos devido ao contato com os dentes. Aí já viu, né? O imprevisto permite a passagem do espermatozóide pelo preservativo e, consequentemente, sua entrada pelo canal vaginal.

 

Dica 5) Coloque a camisinha desde o primeiro contato sexual

 

Um erro muito comum é colocar a camisinha apenas na hora da relação sexual com penetração. Algumas DST's não precisam de penetração para que o contágio aconteça. Às vezes, o contato com as secreções genitais já são o suficiente para transmitir o vírus ou a bactéria causadores da doença. Portanto, para aproveitar ao máximo a proteção oferecida pelo produto, utilize o preservativo também durante as preliminares (como no sexo oral, por exemplo). 

 

Veja também: Qual é o momento certo para colocar a camisinha?

 

Dica 6) Use em todas as relações sexuais

 

Outro equívoco relacionado à camisinha é acreditar que somente o sexo com penetração vaginal é capaz de transmitir DST's. Isso está longe de ser verdade! O contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis também pode acontecer através do sexo oral e anal. Além disso, a própria flora bacteriana anal pode provocar outros tipos de doenças, como infecções penianas. Dito isto, o uso da camisinha é indispensável em todos os tipos de relações sexuais.

 

Dica 7) Use somente lubrificantes à base d'água

 

Os lubrificantes à base d'água são mais naturais e evitam irritações ou alergias no contato com a pele da região íntima. Outra vantagem é que essa forrma de lubrificação também é a mais indicada para atuar junto com a camisinha, já que não oferecem nenhum tipo de dano ao material. Vaselina e outros lubrificantes à base de petróleo podem rachar o látex e, consequentemente, diminuir bastante a eficácia do método.

 

Dica 8) Não reutilize a camisinha

 

Pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas é sempre bom reforçar: jamais reutilize a camisinha. Usar o mesmo preservativo mais de uma vez não é uma prática muito segura contra a gravidez ou o contágio de Doenças Sexualmente Transmissíveis. Depois de usada, as chances do preservativo rasgar ou de escorregar durante o sexo são ainda maiores. Além disso, qualquer resquício de sêmen pode acabar escapando, já que o látex estará bem mais esticado.

 

Dica 9) Não use duas camisinhas ao mesmo tempo

 

Usar duas camisinhas ao mesmo tempo dá a falsa impressão de maior proteção, mas não é bem por aí. Colocar um preservativo por cima do outro pode criar atrito entre os produtos e rasgar o material. Se você está insegura quanto a esse tipo de contracepção, converse com um ginecologista e busque outro método contraceptivo adicional. Existem diversas opções e, provavelmente, alguma irá te atender.

 

Dica 10) Atente-se ao prazo de validade

 

Sabe aquela camisinha que está guardada há muito tempo na sua gaveta? Antes de usar, verifique o prazo de validade. Esse produto contém uma pequena quantidade de lubrificante para facilitar a penetração e diminuir o atrito com o material, evitando rasgos. Mas, com o tempo, essa substância vai perdendo suas propriedades e, assim, se torna menos útil. Nunca se esqueça, portanto, de dar uma olhada no verso da embalagem.

 

Alergia à camisinha: o que fazer?

 

 

Homens e mulheres podem apresentar alergia à camisinha. Porém, o quadro alérgico é mais comum em mulheres, devido à alta capacidade de absorção da mucosa vaginal. Na maioria das vezes, a alergia ao preservativo é ocasionada pelo látex (borracha natural utilizada na fabricação do produto). Neste caso, a melhor alternativa é trocar o método contraceptivo de barreira por um preservativo constituído por outro tipo de material. Atualmente, existem duas boas opções no mercado: camisinha de poliuretano ou camisinha de poliisopreno. Camisinhas femininas também costumam oferecer menos riscos de alergia e podem ser uma boa solução.

 

Se o quadro alérgico for provocado pelos componentes do lubrificante ou aromatizante da camisinha, o melhor a se fazer é investir em preservativos com lubrificantes à base de água e sem corantes. Os principais sintomas da alergia à camisinha são coceira, vermelhidão e inchaço no órgão genital. Essas manifestações podem aparecer instantaneamente (logo após o contato com o método contraceptivo de barreira), depois de 36 horas ou até mesmo com o passar dos anos. De qualquer forma, é importante manter em mente que ser alérgica à camisinha não é nenhum impedimento para se proteger durante o sexo! Como explicamos, existem diferentes materiais disponíveis no mercado que podem resolver o seu problema e garantir a sua proteção ao praticar relações sexuais.

 

Camisinha furou e agora?

 

Colocar a camisinha corretamente reduz consideravelmente as chances do preservativo estourar. Porém, caso isso aconteça, interrompa a relação sexual imediatamente e substitua a camisinha furada por uma nova. Meninas que não fazem uso de outro método contraceptivo, como a pílula anticoncepcional, devem consultar um(a) ginecologista para avaliar a necessidade de recorrer à pílula do dia seguinte. Exames para a verificação de possíveis DST's também são recomendados. 

 

Matéria atualizada em: 02 de abril de 2020

SL_Arroba_turbante_Semprejunta

Symantic Display

  • PRIMEIRA VEZ
    PRIMEIRA VEZ
    Como colocar camisinha feminina: um passo a passo e dicas para usar o preservativo corretamente
    Como colocar camisinha feminina: um passo a passo e dicas para usar o preservativo corretamente
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • PRIMEIRA VEZ
    PRIMEIRA VEZ
    Como usar camisinha: um passo a passo com dicas para usar o preservativo corretamente
    Como usar camisinha: um passo a passo com dicas para usar o preservativo corretamente
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Como usar O.B.®? Confira um passo a passo de como colocar absorvente interno
    Como usar O.B.®? Confira um passo a passo de como colocar absorvente interno
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SE CUIDA!
    SE CUIDA!
    Como colocar a camisinha feminina? Confira o passo a passo indicado por um ginecologista!
    Como colocar a camisinha feminina? Confira o passo a passo indicado por um ginecologista!
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Como usar OB pela primeira vez? Confira algumas dicas para iniciantes
    Como usar OB pela primeira vez? Confira algumas dicas para iniciantes
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • PRIMEIRA VEZ
    PRIMEIRA VEZ
    Como usar camisinha: cuidados importantes ao colocar o preservativo
    Como usar camisinha: cuidados importantes ao colocar o preservativo
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SEGREDINHOS DE...
    SEGREDINHOS DE...
    Como fazer a depilação íntima corretamente para ir à praia. Confira dicas de uma ginecologista!
    Como fazer a depilação íntima corretamente para ir à praia. Confira dicas de uma ginecologista!
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SEGREDINHOS DE...
    SEGREDINHOS DE...
    Veja 4 dicas de como evitar o inchaço e aprenda a receita de um suco potente para desinchar
    Veja 4 dicas de como evitar o inchaço e aprenda a receita de um suco potente para desinchar
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • SEGREDINHOS DE...
    SEGREDINHOS DE...
    Depilação íntima feminina: diferentes métodos e passo a passo de como fazer cada um
    Depilação íntima feminina: diferentes métodos e passo a passo de como fazer cada um
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • Menstruação
    Menstruação
    Como aliviar cólica menstrual: 7 dicas simples para colocar em prática
    Como aliviar cólica menstrual: 7 dicas simples para colocar em prática
    icon term
    icon pink
    icon green
    icon blue
  • semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    5 posições que podem ajudar a aliviar cólica menstrual
    A cólica menstrual é uma consequência das contrações que o útero faz para expelir a...
    5 posições que podem ajudar a aliviar cólica menstrual
  • Menstruação
    Menstruação com cheiro forte é normal?
    A menstruação com cheiro forte é sempre um sinal de alerta. Normalmente, ela está...
    Menstruação com cheiro forte é normal?
  • Menstruação
    Infográfico mostra como acontece a menstruação
    O período menstrual é um processo conhecido por todas as mulheres em idade fértil, ou...
    Infográfico mostra como acontece a menstruação
  • Menstruação
    Menstruação irregular tomando anticoncepcional: o que pode ser?
    A pílula anticoncepcional interrompe a produção hormonal natural da mulher e passa a...
    Menstruação irregular tomando anticoncepcional: o que pode ser?
  • VER TODAS >