Como calcular o ciclo menstrual: infográfico mostra em 4 passos simples
Como calcular o ciclo menstrual: infográfico mostra em 4 passos simples
A seguir, o Só Delas mostra um passo a passo de como calcular o ciclo menstrual. Confira o nosso infográfico:
Fazer um calendário menstrual ajuda bastante a calcular o ciclo menstrual
O calendário menstrual, também conhecido popularmente como tabelinha, é uma ótima alternativa para calcular o ciclo menstrual. Outra opção é recorrer a aplicativos do ciclo menstrual, que funcionam como uma espécie de diário e calculadora menstrual. De qualquer forma, se você prefere controlar as datas do ciclo reprodutivo através de um calendário físico, o processo é simples. Aprenda como fazer:
1º passo: por 3 meses, marque em um calendário o primeiro dia em que sua menstruação desceu;
2º passo: a partir do primeiro dia de sangramento, conte de quanto é o intervalo de dias que separa duas menstruações. Faça o mesmo com a terceira data;
3º passo: caso o intervalo seja o mesmo, de 26 dias, por exemplo, essa é a duração do seu ciclo menstrual. O normal é que o ciclo varie entre 21 e 35 dias. Caso o resultado seja de número diferentes, faça uma média entre eles.
Exemplo: o intervalo entre o primeiro e o segundo mês foi de 30 dias, mas do segundo para o terceiro foi de 26. Então, some os dois e depois divida o resultado por dois, que será de 28 dias.
4º passo: depois disso, é só marcar em um calendário o número de dias do ciclo e suas fases.
Para melhor uso do calendário menstrual, registre também os sintomas de cada fase do ciclo: fase folicular, ovulatória e lútea
Registrar os sintomas e alterações característicos de cada fase do ciclo menstrual ajuda a tornar o controle do calendário menstrual ainda mais eficaz e completo. Durante a ovulação, por exemplo, é normal observar o aumento da libido e do muco cervical (que fica mais espesso e transparente, semelhante à clara de ovo), a elevação da temperatura corporal basal, entre outros sinais. Entenda melhor cada etapa do ciclo menstrual e saiba como o calendário menstrual (ou até mesmo aplicativos de menstruação) podem auxiliar a reconhecê-las:
Fase folicular: a fase folicular inicia com a menstruação (período em que a mulher elimina o óvulo não fecundado e o endométrio), mas termina apenas com o início da ovulação. Nessa fase, os ovários (órgãos sexuais femininos) começam a preparar os óvulos (células responsáveis por iniciar a gravidez) que serão liberados na fase seguinte. Os folículos ovarianos vão sendo estimulados até que um dos dois óvulos se torna dominante, ou seja, será o óvulo maduro liberado durante a ovulação. Junto com a menstruação, essa fase dura de 12 a 14 dias.
Fase ovulatória: depois de amadurecido, o óvulo está preparado para romper o folículo e ser liberado. Assim, essa célula sai dos ovários e é encaminhada para o útero, onde estará disponível para se encontrar com o espermatozóide e iniciar a fecundação. É durante esses dias que acontece o período fértil. Enquanto o óvulo ativo sobrevive apenas por 24 horas, o espermatozóide pode viver por 5 dias no organismo da mulher. Assim, fase ovulatória pode ter a duração de até 5 dias e acontece, em média, 14 dias depois da menstruação.
Veja também: Como saber se estou ovulando? Preste atenção nos sinais do seu corpo
Fase lútea: com o óvulo não fecundado e já inativo, o organismo descarta essa célula por meio da menstruação. Então, a fase lútea é quando o corpo está se preparando para gerar esse descarte. Sendo assim, os níveis hormonais da mulher começam a diminuir, o endométrio é descamado e acontece o sangramento.
Com o calendário menstrual, é possível prever a próxima menstruação, o período fértil e a TPM
Como calcular a próxima menstruação: o estimado é que sua menstruação sempre desça seguindo aquele mesmo intervalo de dias do ciclo menstrual. Por exemplo, se o seu ciclo tem a duração de 24 dias, o provável é que, se você menstruou no dia 2 de um mês, o próximo sangramento será no dia 26 daquele mesmo mês.
Como calcular a TPM: o período da TPM geralmente acontece entre 5 e 7 dias antes da menstruação chegar. Quando estiver pertinho da data, você vai começar a sentir os sintomas mais fortes, como irritabilidade, compulsão por doces, falta de sono e sensibilidade nos seios, por exemplo. Uma dica é praticar exercícios físicos e compensar com uma boa alimentação para diminuir os efeitos da tensão pré-menstrual.
Como calcular o período fértil: o período fértil acontece cerca de 14 dias após o início da menstruação. Sendo assim, naquele mesmo exemplo em que o ciclo menstrual tem 24 dias, a ovulação irá acontecer no 14º dia do ciclo.
Veja também: Menstruação irregular: como calcular quando será a próxima?
Matéria atualizada em: 08 de maio de 2020
PRODUTOS Relacionados



