Como calcular o ciclo menstrual após parar de tomar anticoncepcional?
Como calcular o ciclo menstrual após parar de tomar anticoncepcional?
Veja também: Parei de tomar anticoncepcional e não menstruei. É normal isso acontecer?
Conversamos com o ginecologista Alexandre Zabeu Rossi para compreender melhor qual é a influência da pílula anticoncepcional na menstruação e quanto tempo a mulher demora para menstruar normalmente após a interrupção do medicamento. Confira.
Calcular menstruação após parar de tomar anticoncepcional: entenda porque não é possível
O ginecologista explica que, após parar de tomar a pílula anticoncepcional, “é muito comum que o ciclo menstrual fique alterado por até 4 meses”. Nesse período qualquer tipo de padrão menstrual pode acontecer. Ou seja, é natural observar atrasos menstruais ou até mesmo a menstruação adiantada.
“Não podemos ter o cálculo no primeiro ciclo [após a interrupção da pílula], visto que a mulher pode levar alguns meses para adquirir regularidade pelo fato de o estímulo hormonal [natural] dos ovários levar algum tempo para se normalizar”, esclarece o especialista.
Uma vez regularizada a menstruação, o cálculo do ciclo menstrual pode ser feito normalmente
De acordo com o doutor Alexandre, “após a parada do anticoncepcional, o organismo feminino entra em uma fase de ‘mini-puberdade’ até que o estímulo hormonal volte a se normalizar em consequência da volta da ovulação”.
Para mulheres que pretendem engravidar, o especialista ressalta que a ovulação pode voltar a acontecer logo após a parada da pílula. “Mas as chances normais para engravidar, geralmente, acontecem após a menstruação adquirir regularidade”, orienta.
“A partir do momento que as menstruações adquirirem uma regularidade, podemos dizer que o intervalo normal entre elas [ou seja, a duração do ciclo menstrual] deve ser entre 25 e 35 dias”, acrescenta.
Para calcular o ciclo menstrual em condições normais, basta fazer o seguinte:
1) Em um diário menstrual ou aplicativo de menstruação, registre o 1º dia da menstruação (que é também o 1º dia do ciclo menstrual);
2) Faça o mesmo no mês seguinte. Ou seja, anote a data de chegada da próxima menstruação;
3) Conte os dias entre uma menstruação e outra. Pronto, essa será a duração do seu ciclo menstrual!
4) Para ciclos irregulares, recomenda-se fazer uma média entre as durações dos três últimos ciclos.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Zabeu Rossi - Especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Diretor da Clínica Rossi
CRM: 79963



