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Como aliviar cólica menstrual rápido: 5 dicas para apostar!

Como aliviar cólica menstrual rápido: 5 dicas para apostar!

A cólica menstrual (também conhecida dismenorréia) é uma realidade na vida de muitas mulheres durante a menstruação. O incômodo é provocada pela liberação de prostaglandina, uma substância inflamatória que estimula a contração do útero para expelir o fluxo menstrual, causando uma dor na região pélvica e abdominal. A boa notícia é que nós temos algumas dicas de como aliviar cólica menstrual e tornar o período da menstruação mais tranquilo. Confira 5 sugestões!

 

Veja também: Tipos de cólica: saiba quando o sintoma não tem a ver com o período menstrual

 

 

1. Compressa de água morna ajuda a relaxar a musculatura do abdômen

 

O calor da água morna em contato com a pele estimula a vasodilatação na região do abdómen, o que ajuda a relaxar sua musculatura e, consequentemente, alivia a dor da cólica menstrual. A prática também melhora a circulação e inibe a ação da prostaglandina, reduzindo as contrações. Você pode comprar uma compressa na farmácia ou, se preferir, molhar um pano com água aquecida e colocar na região. 

 

Outra opção é deixar a água do chuveiro cair sobre o abdômen e a  lombar durante o banho. O efeito é o mesmo e ainda ajuda a amenizar uma possível dor nas costas, já que muitas vezes a ação da prostaglandina irradia até a coluna. 

 

 

2. Recorra ao remédio anti-inflamatório indicado por um ginecologista

 

 

Os remédios anti-inflamatórios são a forma de aliviar a dor da cólica mais prática. Sua ação analgésica e anti-inflamatória age reduzindo a inflamação e as contrações dolorosas. A maior vantagem de recorrer a medicamentos é que eles possuem alta e rápida eficácia, além de atuar  em outros sintomas como dor nas pernas, costas e cabeça. Por isso, acabam sendo a primeira opção para a maioria das mulheres. Para saber qual o melhor remédio para cólica menstrual, consulte um(a) ginecologista(a). 

 

 

3. Exercícios físicos fáceis liberam substâncias no organismo que aliviam processos inflamatórios 

 

 

A prática de atividade física libera endorfina, substância que influencia no humor das pessoas e também age como um analgésico natural. Dessa forma, é possível aliviar dores e reduz os processos inflamatórios no corpo, diminuindo o desconforto da cólica. Manter o corpo em movimento também melhora a circulação de sangue, alivia a tensão da musculatura e alivia o estresse. 

 

Uma dica é apostar em atividades aeróbicas como caminhada, bicicleta, alongamento e corrida. Elas trabalham com a oxigenação dos músculos e amenizam a intensidade das contrações uterinas, diminuindo a dor. 

 

 

4. Chás com ação anti-inflamatória possuem efeito analgésico

 

 

Chá com propriedades anti-inflamatórias são uma boa alternativa para aliviar a cólica devido seu efeito analgésico no corpo. O chá de camomila, por exemplo,  possui efeito calmante e estimula a produção de glicina, um aminoácido que reduz os espasmos dos músculos. Já os chás de erva cidreira, calêndula e hortelã possuem ação anti-inflamatórias e ajudam a  inibir a produção da prostaglandina no organismo, o que alivia a cólica menstrual.

 

 

5. Descanse sempre que sentir necessidade

 

 

Manter o corpo em repouso também é uma forma de aliviar a dor da cólica e melhorar o bem-estar. O desconforto da dismenorreia causa sentimentos de ansiedade, agonia e estresse, o que acaba deixando a musculatura do corpo mais tensa e torna a sensação ainda mais desagradável. Procure relaxar sempre que for possível e respeite os limites do seu organismo. 

 

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