Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Como aliviar cólica menstrual: 7 dicas simples para colocar em prática

Como aliviar cólica menstrual: 7 dicas simples para colocar em prática

Como aliviar cólica menstrual é um dos questionamentos que boa parte das mulheres fazem durante o período menstrual. O incômodo acontece devido a liberação de prostaglandinas, uma substância inflamatória que estimula a contração do útero para eliminar a menstruação, causando dor na região pélvica e abdominal. A cólica pode aparecer antes da chegada do fluxo menstrual ou durante o período menstrual, apresentando oscilações na intensidade da dor. Embora seja um sintoma normal dessa fase do ciclo menstrual, alguns cuidados podem ajudar a reduzir o desconforto. Confira 7 dicas simples de o que fazer para aliviar cólica menstrual.

 

Veja também: Entenda a diferença entre a cólica primária e a cólica secundária!

 

Dica 1) Compressa de água morna relaxa a musculatura e reduz a cólica menstrual

 

A compressa de água morna é uma opção caseira e muito antiga de como aliviar a cólica menstrual. O método é simples e utiliza o calor da água aquecida para relaxar a musculatura do abdômen e reduzir as contrações uterinas. Basta pegar uma bolsa d’água, aquecer por cerca de 2 minutos e colocar na região abdominal até sentir o alívio da dor. Só tenha cuidado para não deixar a compressa muito quente e acabar queimando a pele. Além disso, você também pode usar uma toalha embebida de água aquecida e colocar na região do abdômen. 

 

Dica 2) Remédios para cólica atuam como anti-inflamatório para aliviar a dor, mas precisam de indicação médica

 

Os remédios para a cólica são o primeiro recurso que as mulheres recorrem para aliviar o desconforto. Eles têm ação analgésica e anti-inflamatória e agem reduzindo a inflamação. A vantagem dos remédios é que eles têm alta e rápida eficácia, e ainda ajudam a reduzir outros sintomas como dor nas pernas, costas e cabeça. A medicação para cólica precisa da recomendação do(a) médico(a) que acompanha seu histórico de saúde. 

 

Dica 3) Atividade física libera substâncias que ajudam a aliviar a cólica menstrual 
 

Praticar atividade física quando estamos com dor não parece uma boa ideia, mas saiba que fazer exercícios leves pode ajudar muito a reduzir as cólicas menstruais. Isso porque durante o exercício, seja ele qual for, o corpo libera endorfina, substância que influencia no humor das pessoas e funciona como um analgésico natural, aliviando dores no corpo, aumentando a sensação de bem-estar e diminuindo o desconforto. Além disso, a prática também melhora a circulação de sangue, fortalece a musculatura do corpo e reduz o estresse. 

 

Aposte em atividades aeróbicas como caminhada, bicicleta e corrida. Elas trabalham com a oxigenação dos músculos e na sua distribuição pelo corpo. Já o alongamento e ioga ajudam a melhorar a postura e fortalecer a musculatura do abdômen. Assim, as contrações uterinas diminuem e a dor é reduzida. 

 

Dica 4) Investir em uma alimentação rica em magnésio e ômega 3 pode amenizar a cólica menstrual

 

Repensar a alimentação também é uma ótima forma de aliviar as cólicas menstruais. Isso porque qualquer processo inflamatório do nosso corpo é diretamente influenciado pelo o que comemos. Por isso, invista em uma dieta rica em fontes de magnésio (nozes, castanhas, sementes e frutas como uva banana), ômega 3 (sardinha, atum, salmão), vitaminas C (frutas cítricas, tomate, espinafre) e vitamina E (abacate, mamão, abóbora, semente de girassol). Esses alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias e ajudam a reduzir a produção de prostaglandina no corpo. 

 

Veja também: Barriga muito inchada durante a menstruação: é normal?

 

Dica 5) Evite alimentos ricos em gordura ou bebidas com cafeína, pois eles estimulam o processo inflamatório 

 

Assim como é importante  incluir no cardápio alimentos com propriedades anti-inflamatórias, abrir mão de outros também é uma boa maneira de reduzir as cólicas. Evite consumir em excesso comidas muito gordurosas, frituras, além de derivados do leite e bebidas gaseificadas e com cafeína, principalmente uma semana antes do início do período menstrual. Esses alimentos estimulam os processos inflamatórios e podem causar cólicas mais intensas. 

 

Dica 6) Massagem no abdômen estimula o relaxamento muscular e alivia a cólica menstrual

 

Massagear a região do abdômen ajuda a aliviar a tensão muscular e melhora a circulação sanguínea, reduzindo a dor. Além disso, esse autocuidado também estimula a liberação de endorfina no corpo por meio do toque na pele. Aposte em movimentos circulares suaves e vá aumentando a pressão aos poucos, mas sem comprimir muito. O ideal é que você esteja deitada de barriga para cima. Você também pode pressionar as duas mãos na barriga, transferindo o calor do seu corpo para a região. 

 

Dica 7) Chá com ação anti-inflamatória pode ajudar a aliviar a cólica menstrual 

 

Chá para aliviar a cólica menstrual é uma boa forma de reduzir as dores devido ao efeito analgésico de algumas flores e ervas. O chá de camomila possui efeito calmante e estimula a produção de glicina, aminoácido que reduz os espasmos dos músculos e reduz as cólicas. Os chás de erva cidreira, calêndula e hortelã têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a  inibir a produção da prostaglandina no organismo, o que alivia a cólica menstrual. 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >