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Comer doce durante a TPM faz mal? Conheça os prós e contras!

Comer doce durante a TPM faz mal? Conheça os prós e contras!

Você se irrita por pequenas coisas, começa a sentir cólicas e se pega com os olhos cheios de lágrimas por qualquer bobeira. A TPM chegou! Junto com esse combo de sensações, uma vontade louca de comer doces também passa a fazer parte dos seus dias. A compulsão por esses alimentos tem uma explicação! Mas será que pode fazer mal? A ginecologista obstetra Maria Elisa Noriler nos ajudou a esclarecer essas dúvidas. Saiba quais são os prós e contras de consumir doces durante esse período!


 

Por que queremos tanto comer doces durante a TPM?

 

É uma ideia conhecida o fato de que chocolate ajuda durante a TPM, né? Isso realmente acontece. “O cacau, presente no chocolate, estimula a produção de serotonina, conhecida como hormônio do bem-estar”, explica a ginecologista. Afinal, o que mais a gente quer durante esse período, não é? O que nem todo mundo sabe é que além do famoso chocolate, outros alimentos como nozes, castanhas, abacate, ovos e aveia também aumentam a produção de serotonina, ajudando a controlar o humor.

 

Mas tenha cuidado! Se consumidos em exagero os doces podem fazer mal

 

Por causar essa sensação de bem-estar, muitas mulheres acabam exagerando na quantidade de doces que ingerem nessa fase pré-menstrual. Muitos deles têm alto teor de açúcar, além de outros carboidratos, que consumidos em excesso podem levar ao aumento de peso. Uma dica da profissional para esse momento é consumir chocolate com maior teor de cacau possível, ou seja, os mais amargos! A serotonina vai continuar presente causando a sensação agradável, mas a quantidade de açúcar é bem menor.

 

O excesso de doces pode causar corrimento?

 

Segundo Maria Elisa, um aumento da ingestão de doces pode alterar o ph da vagina, fazendo com que ela fique mais ácida. Quando essa alteração de Ph ocorre, o meio se torna mais suscetível à proliferação de fungos. Eles podem resultar em quadros que levam a mulher a ter sintomas de corrimento com ardência e sensação de queimação no local. Por isso é importante um controle na ingestão desse alimentos, tá?

 

Alimentação equilibrada é a melhor opção

 

Ter uma alimentação saudável e balanceada é essencial nesse período. Orgânicos, folhas escuras como couve e espinafre, alimentos ricos em fibras como sementes, castanhas e frutos do mar são indicados para esse momento. Além disso, chás e sucos desintoxicantes são ótimos para o funcionamento do corpo e ajudam a eliminar o inchaço desconfortável. Banana, maçã, laranja, espinafre, feijão e carne também são fontes de serotonina e boas opções para substituir os doces.


 

Dra. Maria Elisa Noriler

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia

CRM: 99557

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