Colocar DIU dói? Entenda como é feito o procedimento
Colocar DIU dói? Entenda como é feito o procedimento
Tipos de DIU
Existem dois tipos de DIU, um que é feito de plástico e revestido com cobre (e às vezes cobre e prata). O outro também é plástico, não possui cobre, mas contém um hormônio (levonorgestrel), que vai sendo liberado no útero após a inserção. Segundo o ginecologista Gustavo Pereira, ambas amostras consistem em um pequeno aparelho em formato de T, feitos de plástico flexível. “Ele é inserido dentro do útero e exerce ações que evitam a gestação”, explica.
O DIU é colocado durante um exame pelo seu ginecologista
A colocação do dispositivo te causa um certo medo? Pode ficar tranquila, porque o procedimento é bem simples. O ginecologista explica que a inserção, independente do tipo de DIU, é feita através de exame ginecológico, nada que a mulher já não esteja habituada a fazer. “Usamos o aplicador que já acompanha o DIU. Ele é colocado dentro da cavidade uterina, através do colo”, diz.
O desconforto na hora de colocar é comum, mas não exagerado
Se a inserção é desconfortável? Não dá para negar… No entanto, o médico afirma que tudo depende da resistência de cada mulher para a dor: “Geralmente é bem tolerada por ser inserido no próprio consultório. Em casos excepcionais ou por solicitação da mulher, podemos inseri-lo sob anestesia, em centro cirúrgico”, esclarece.
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP



