Cólicas são mais intensas em dias frios ou é só sensação?
Cólicas são mais intensas em dias frios ou é só sensação?
Fatores que podem influenciar no aumento da cólica
Dentre os fatores que podem fazer com que a nossa cólica aumente durante o período menstrual, a ginecologista lista alguns deles. “Ela pode aumentar por conta do frio, uso de hormônio ou logo após a suspensão desses, DIU de cobre, infecções intrauterinas e com o estresse”, comenta a profissional.
E qual é a relação do frio com as cólicas?
Se as temperaturas caíram e você sentiu que sua cólica tem incomodado mais que o normal, não é coisa da sua cabeça. Essa relação, de fato, existe. Ainda de acordo com a profissional, é muito comum que nós, mulheres, notemos um considerável aumento das cólicas menstruais em dias mais frios, ou até mesmo, ao andar descalças em pisos mais gelados.
Nessas temperaturas, o corpo da mulher libera uma maior quantidade de prostaglandina, que são substâncias derivadas dos ácidos atuando em todas as células do nosso organismo e fazendo com que nosso útero faça mais movimentos de contração. “Quando há a maior liberação de prostaglandina que ocorre no frio, temos a constrição de nossos vasos sanguíneos, o que aumenta a dor’’, explica.
Por conta disso, quando nosso corpo está mais frio, esses mesmos vasos acabam se contraindo ainda mais, pressionando os vasos sanguíneos que estão em volta do nosso útero e ocasionando as dores em nosso baixo ventre que é conhecida como a cólica menstrual. Além disso, como a circulação sanguínea fica mais prejudicada, a má circulação que é ocasionada pela queda de temperatura pode acentuar esses dores.
Como diminuir a cólica em dias frios?
Para as meninas que são afetadas pelas cólicas em dias mais frios, a ginecologista dá dicas para minimizar essa dorzinha. “Compressa de água morna no baixo ventre e nas costas pode aliviar até a cólica do parto. Banho quente e massagem também ajudam”, diz.
Além disso, é sempre importante ressaltar que os exercícios físicos aeróbicos são muito eficazes e muitas vezes fazem com que a cólica venha de forma mais branda. Comprimidos de analgésicos e anti-inflamatórios também são úteis nos casos refratários. Lembrando sempre de consultar sua ginecologista antes de se medicar.
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



