Cólicas fortes: causas, como aliviar e o que fazer para tratar
Cólicas fortes: causas, como aliviar e o que fazer para tratar
Cólica pode ser classificada como primária e secundária
As cólicas podem ser classificadas como primárias e secundárias. As primárias, ou cólicas menstruais comuns, acontecem seguindo os mesmos padrões de desconforto desde a menarca, a primeira menstruação. “Normalmente, acontecem no primeiro ou segundo dia de sangramento e aliviam com o uso de medicamento para dor”, comenta a especialista.
A dor secundária, por um outro lado, acontece quando o incômodo muda ou sofre alterações. “As cólicas são classificadas como secundária quando pioram ou aparecem ao longo da vida. Ela é mais incapacitante, muitas vezes fazendo a mulher procurar atendimento médico”, descreve a profissional.
Doenças podem causar a cólica secundária
A causa das cólicas primárias é o movimento que o útero naturalmente faz para expelir o sangue durante a menstruação, provocando contrações uterinas, ou seja, essas dores não estão associadas a nenhuma doença. Entretanto, quando as cólicas mudam de padrão e se classificam como secundárias, é importante investigar o caso, já que doenças costumam estar associadas ao quadro. “Quando a cólica mudou o padrão, está cada vez mais forte, durando mais dias ou sem resposta aos analgésicos comuns temos que pensar em cólica secundária causada por alguma doença de base”, alerta a ginecologista. Segundo a especialista, as suspeitas de cólicas fortes são:
-
Endometriose
-
Adenomiose
-
Miomatose
-
Pólipos endometriais
-
Sinéquia uterina
O tratamento de todos os quadros devem ser feitos acompanhados de um ginecologista. Isso pode envolver o uso de medicamento específicos e também cirurgias.
Como aliviar as cólicas fortes?
As cólicas menstruais primárias podem ser aliviadas de 3 formas diferentes, de acordo com a ginecologista:
1) Uso de antinflamatórios ou escopolamina;
2) Dipirona e paracetamol também podem aliviar, principalmente se associados aos remédios citados anteriormente;
3) Compressa de água morna também ajuda bastante.
Já as cólicas fortes e secundárias precisam de uma análise do especialista. “Temos que tratar a doença para controlar os sintomas. Muitas vezes está indicado começar um contraceptivo hormonal para diminuir as cólicas e o sangramento”, comenta a profissional. Por isso, se você estiver sentindo o desconforto recorrentemente, até mesmo fora do período menstrual, procure um ginecologista o quanto antes.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4
Veja mais:
4 mitos sobre cólica que você não precisa acreditar mais
Bolsa de água morna ajuda mesmo a aliviar a cólica?
Quem passa muito tempo sentada sente mais cólicas



