Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Cólica sem menstruação: o que pode ser?

Cólica sem menstruação: o que pode ser?

É normal sentir cólica antes da menstruação descer. No entanto, sentir cólica sem menstruação se aproximando pode ter outras causas. A cólica fora do período menstrual pode ter explicações que vão desde a ovulação até doenças como a endometriose. O que pode causar cólica sem ser a menstruação? É isso o que vamos explicar agora!

 

Veja também: Tipos de cólica: saiba quando o sintoma não tem a ver com o período menstrual

 

O que significa cólica sem menstruação? Veja possíveis causas

 

  1. Ovulação

 

Sentir cólica sem estar menstruada pode significar que você está no período de ovulação. A cólica na ovulação é comum e, geralmente, passa em poucos dias. Não se sabe ao certo porque essa dor acontece, mas o incômodo pode estar relacionado ao crescimento e/ou ruptura do folículo responsável por liberar o óvulo em direção à tuba uterina. 

 

A melhor maneira de diferenciar a cólica pré-menstrual e a cólica de ovulação é observar o momento do mês em que a dor aparece. A ovulação costuma acontecer entre o 10º e 16º dias do ciclo menstrual e normalmente está associada a outros sintomas do período fértil, como aumento da libido e presença de uma secreção vaginal mais abundante, espessa e elástica (semelhante à clara de ovo). Em alguns casos, pode ocorrer também um leve sangramento vaginal - com ou sem cólica da ovulação. 

 

“15 dias depois da menstruação, estou sangrando sem cólicas… pode ser a ovulação?”. Sim, pode! Mas, observe os sinais do seu corpo e, se o sangramento persistir por muitos dias ou vier em grande quantidade, procure uma avaliação médica.

 

  1. Endometriose

 

A endometriose pode causar cólicas fortes fora do período menstrual e também durante a menstruação. O distúrbio é caracterizado pelo crescimento do endométrio (camada interna do útero) fora do útero e ainda pode provocar outros sintomas, como aumento do fluxo menstrual, sangramento fora da menstruação, dor durante as relações sexuais e ao evacuar e dificuldade para engravidar. 

 

Ao notar a cólica forte sem menstruação, agende uma consulta com ginecologista. Quando não é devidamente tratada, a endometriose pode levar à infertilidade. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos hormonais (como a pílula anticoncepcional) ou através de procedimentos cirúrgicos, dependendo do estágio da doença e das necessidades individuais da paciente. 

 

  1. Mioma uterino

 

Mulheres que relatam cólicas frequentes também podem estar sofrendo com miomas uterinos. O mioma uterino é um tumor benigno localizado no músculo do útero que pode ser assintomático ou causar sintomas como cólica sem menstruação, sangramentos vaginais intensos e aumento de volume uterino.

 

Após uma avaliação do quadro clínico, o(a) médico(a) responsável deverá indicar o melhor tratamento, que pode ser feito através de anti-inflamatórios, métodos contraceptivos à base de progesterona (como a minipílula e o DIU hormonal) ou cirurgia.  

 

  1. Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

 

A DIP é uma doença inflamatória que se desenvolve a partir da entrada e proliferação de bactérias no trato genital da mulher e atinge partes do corpo feminino como o útero, as trompas e os ovários. O transtorno geralmente está associado a outras infecções prévias, como as IST’s gonorreia e clamídia. Em casos menos comuns, o contato com as bactérias também pode acontecer por outros meios, como o parto natural e procedimentos médicos uterinos. 

 

Além da cólica sem menstruação, os sintomas da Doença Inflamatória Pélvica incluem corrimento vaginal anormal e, às vezes, febre, fadiga e vômitos. Dependendo da gravidade do quadro, o tratamento pode ser feito com medicamentos antibióticos orais ou internação hospitalar.  

 

  1. Fim da menstruação

 

Ter cólicas fracas depois da menstruação não precisa ser uma preocupação, desde que a dor não seja muito intensa e não persista por mais dias. A cólica após a menstruação pode significar que ainda exista algum resquício de fluxo menstrual para ser expelido. Por isso, não estranhe se, nos dias seguintes, notar a presença de um leve sangramento na calcinha. 

 

  1. Gravidez

 

Cólica e menstruação atrasada são alguns dos sinais iniciais de gravidez. Portanto, se você não utiliza nenhum método contraceptivo e pratica relações sexuais sem preservativo, notar a menstruação atrasada e cólicas pode representar uma gestação. 

 

Ao identificar o atraso menstrual e cólicas, procure por outros sintomas associados ao início da gravidez, como sono, sensibilidade mamária e maior frequência urinária. Na dúvida, faça um teste de gravidez de farmácia ou um exame de sangue para tirar a dúvida e procure um ginecologista. 

 

Veja também: Cólicas fortes: como tratar? 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Menstruação
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
    Você sabia que mudar anticoncepcional pode atrasar a menstruação ou até mesmo provocar...
    Mudar anticoncepcional pode atrasar menstruação?
  • Menstruação
    Candidíase atrasa a menstruação?
    Muitas mulheres têm dúvidas se a candidíase atrasa a menstruação. A infecção fúngica,...
    Candidíase atrasa a menstruação?
  • Menstruação
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
    Muitas mulheres acreditam que o uso de antibiótico atrasa a menstruação. Isso porque...
    Antibiótico atrasa menstruação? Veja quais compostos podem interferir no ciclo menstrual
  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • VER TODAS >