Cólica menstrual forte ou endometriose? Saiba quando procurar um médico
Cólica menstrual forte ou endometriose? Saiba quando procurar um médico
Veja também: Cólicas fortes: causas, como aliviar e o que fazer para tratar
Para evitar que isso aconteça, é importante estar atenta ao próprio corpo e conhecer as especificidades da endometriose. Entenda melhor a seguir.
Cólicas fortes fora do período menstrual podem ser sintoma de endometriose
A cólica menstrual incapacitante, assim como a cólica fora do período menstrual, não deve ser normalizada. Por isso, caso o incômodo surja antes da TPM e persista após o fim da menstruação, vale ficar em alerta, pois pode ser endometriose.
Outro sinal importante são as alterações intestinais. Geralmente, a endometriose causa cólica forte associada a condições como intestino solto (diarreia) e/ou dor para evacuar. Informe o quadro ao(a) seu(a) ginecologista para que o(a) profissional possa fazer uma investigação mais aprofundada.
Além dos sintomas já descritos, a endometriose pode provocar:
-
Dor ao praticar relação sexual;
-
Cólica após a relação;
-
Dores na região pélvica;
-
Fadiga crônica;
-
Fluxo menstrual aumentado;
-
Sangramento irregular (ou seja, fora da menstruação);
-
Alterações intestinais e/ou urinárias;
-
Dificuldade para engravidar e, em casos mais graves, infertilidade;
Tendo isso em mente, ao notar qualquer um desses sinais em conjunto com a cólica forte (incluindo a cólica sem estar menstruada), procure um(a) ginecologista.
Após avaliar os sintomas, o(a) médico(a) deverá pedir exames para confirmar ou descartar as suspeitas de endometriose, como o ultrassom transvaginal ou até mesmo a videolaparoscopia (procedimento cirúrgico em que uma câmera é utilizada para averiguar a presença do endométrio nos órgãos abdominais).
O tratamento da endometriose pode ser cirúrgico ou medicamentoso (com o uso da pílula anticoncepcional, por exemplo). Para definir a melhor abordagem, diversos fatores devem ser levados em consideração, como: a paciente deseja engravidar? Qual é a gravidade das lesões endometriais? Somente com a avaliação médica será possível dar início ao tratamento mais adequado.
Por isso, ao desconfiar de endometriose, não hesite em agendar uma consulta com ginecologista.
PRODUTOS Relacionados



