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Cólica menstrual: alimentação pode ajudar a reduzir o incômodo

Cólica menstrual: alimentação pode ajudar a reduzir o incômodo

A cólica menstrual é um dos maiores incômodos das mulheres durante a menstruação. Você sabia que a alimentação pode ser uma grande aliada de quem sofre com essas indesejáveis cólicas? Banana e aveia, por exemplo, são ricos em vitamina B6 e ajudam a aliviar dores da cólica menstrual, assim como a vitamina E presente nas sementes de girassol e abóbora. Para saber mais sobre como reduzir o incômodo da cólica menstrual, o Só Delas preparou uma lista com os alimentos que te ajudam nessa missão e que são benéficos para a sua saúde.

 

A cólica menstrual é um dos maiores incômodos das mulheres durante a menstruação. Você sabia que a alimentação pode ser uma grande aliada de quem sofre com essas indesejáveis cólicas? Banana e aveia, por exemplo, são ricos em  vitamina B6 e ajudam a aliviar dores da cólica menstrual, assim como a vitamina E presente nas sementes de girassol e abóbora. Para saber mais sobre como reduzir o incômodo da cólica menstrual, o Só Delas preparou uma lista com os alimentos que te ajudam nessa missão e que são benéficos para a sua saúde. 

 

Veja os alimentos que ajudam a aliviar a cólica menstrual

 

Aveia e Banana: além de combinarem perfeitamente, esses alimentos são ricos em vitamina B6, uma substância que atua diretamente nos neurotransmissores, aliviando dores. Além disso, a banana é rica em potássio, ajudando a prevenir dores musculares; 

 

Nozes e castanhas: ter um mix de castanhas por perto é ótimo para saciar a fome entre as refeições e ainda são alimentos ricos em vitamina E que ajudam a controlar o fluxo menstrual e aliviar as dores abdominais;

 

Sementes: as sementes de girassol, abóbora e amêndoas são ricas em vitamina E e magnésio, que atuam na diminuição da dor. Também contém ácidos graxos que ajudam na diminuição dos sintomas. Inclua as sementes no seu mix de castanhas e monte um snack super nutritivo e que de quebra alivia a cólica menstrual;

 

Vegetais verdes escuros: os vegetais como brócolis, espinafre e couve são ricos em cálcio, um mineral essencial para o alívio das cólicas menstruais. Durante o período menstrual, ficamos com baixos níveis de cálcio no organismo e ele está ligado a contração e relaxamento muscular. Assim, ele ajuda a diminuir o desconforto. Além disso, o cálcio ajuda a reduzir o inchaço comum nesse período;

 

Frutas cítricas: frutas como limão, laranja, uva, acerola, kiwi e abacaxi são ótimas fontes de vitamina C. A uva também é rica em flavonóides e, assim como vitamina C, ajuda na redução de processos inflamatórios. Quer dar um up no suco de frutas? Inclua os vegetais verdes escuros e comece o dia com um suco verde reforçado. Você vai ter mais energia para enfrentar o dia e ainda aliviar o desconforto da cólica menstrual. 

 

Alimentos ricos em ômega 3 - Os alimentos ricos em ômega 3 têm ação anti-inflamatória e ajudam a reduzir as dores da cólica. Eles podem ser encontrados principalmente em frutos do mar, como a sardinha e atum. 

 

Veja quais alimentos você deve evitar no período menstrual 

 

Café, mate e chás preto e verde: apesar de ser tentador tomar uma bebida quente, é bom evitar as que contém cafeína na composição, já que é uma substância estimulante e que pode aumentar a dor da cólica menstrual; 

 

Carnes embutidas: ricos em sódios, os alimentos embutidos como salsicha, salame, presunto e peito de peru aumentam a retenção de líquido e o inchaço, agravando o incômodo das cólicas menstruais; 

 

Produtos industrializados e açúcar: biscoitos recheados, bolos industrializados e sorvete, por exemplo, são ricos em gordura hidrogenada. Essa substância, além de prejudicial à saúde, causam desequilíbrio hormonal, aumentam as contrações uterinas e processos inflamatórios, causando mais dor. 

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