Cólica fora do período menstrual: o que pode ser?
Cólica fora do período menstrual: o que pode ser?
Quando a cólica fora da menstruação é considerada normal
No período da ovulação há um rompimento do folículo para liberar o óvulo maduro. Em seguida, esta célula feminina caminha para o útero pelas trompas de falópios. Nesse momento pode ocorrer uma dor abdominal regular, com poucas horas de duração e surgindo durante 2 ou 3 dias. Também pode ocorrer um sangramento motivado pela queda do estrogênio que acontece nessa etapa. As duas situações são normais e podem surgir todo mês nesta fase do ciclo menstrual.
A TPM é outra causa comum para a cólica fora da menstruação. Este período envolve um conjunto de sintomas físicos e emocionais causados por oscilação dos níveis hormonais. Portanto, a cólica menstrual pode aparecer de 2 a 3 dias antes mesmo do fluxo menstrual descer.
Dor de cólica fora do período menstrual: possíveis causas
De acordo com a ginecologista, há outras origens de dores abdominais além da cólica menstrual: “Há causas intestinais e urinárias. Então, antes de pensarmos em causas uterinas, devemos investigar sobre os outros departamentos, não só ginecológicos”, diz Mariana. Veja outras dores na região do abdômen e suas origens que podem ser confundidas com a dor do período menstrual:
1) Dores gastrointestinais: Prisão de ventre, cólica intestinal, excesso de gases e doença inflamatória pélvica são algumas causas de dores abdominais originadas por problemas gastrointestinais. A avaliação de um clínico geral é recomendada em todos os casos.
2) Dores urinária: Infecções como cistite (na bexiga), uretrite (na uretra) e litíase urinária (pedra nos rins) provocam dores na região abdominal e para urinar. Todos os casos necessitam de exames e avaliação médica para obter tratamento.
3) Apendicite: Inflamação do apêndice que apresenta dor intensa e muitas vezes náuseas, febre, falta de apetite e vômito. A avaliação médica é indispensável, pois na maioria dos casos é necessário fazer cirurgia.
4) Endometriose: É uma doença ginecológica em que o tecido que reveste o útero começa a crescer em outras cavidades. A endometriose pode ser assintomática, mas quando apresenta sintomas pode ocorrer cólica intensa, sangramentos urinários e intestinais e dor durante relações sexuais.
Quando as dores abdominais fora da menstruação devem ser uma preocupação?
A dor abdominal é um sintoma comum a diversos quadros clínicos. Não é possível ter um diagnóstico sem avaliação médica e exames complementares. Portanto, todas as dores abdominais que não sejam motivadas pela cólica menstrual devem ser investigadas. “Quando as dores forem agudas, incapacitantes e associadas a sangramento vaginal especialmente. Nesses casos pode ser uma torção ovariana ou até mesmo um cisto ovariano gerando um abdômen agudo”, pontua a médica.
Do ponto de vista ginecológico, Mariana alerta que dores associadas à febre e secreção vaginal diferente do habitual precisam ser analisadas por um profissional, pois podem ser motivadas por DSTs ou complicações mais graves.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 5296454-9



