Clitóris tem ereção?
Clitóris tem ereção?
PRODUTO Relacionado

Leia também: 7 coisas que você precisa saber sobre o clitóris

O clitóris, destacado acima, fica na parte superior da vulva (Foto: Shutterstock)
Por que o clitóris aumenta quando ficamos excitadas?
O pênis e o clitóris possuem a mesma formação embrionária ainda no útero da mãe. Eles são feitos das mesmas células e tecido erétil. Mas, com o tempo de gestação, esse tecido vai desenvolvendo e o pênis e o clitóris se tornam órgãos diferentes com algumas características em comum. Os dois possuem uma estrutura parecida, como o formato e a capacidade de ereção. Portanto, assim como o pênis, o clitóris tende a crescer quando é estimulado. É possível que ele aumente aproximadamente 2 centímetros durante o estado de excitação da mulher e volte ao normal quando o corpo estiver relaxado novamente.
O tamanho do clitóris é um pouco maior do que conseguimos ver
O clitóris é maior do que nós imaginamos ou conseguimos visualizar. Sua parte externa tem aproximadamente 1 centímetro, compondo a glande clitoriana e o capuz, uma pele bem fina que cobre a glande (parte superior do clitóris). Porém, internamente, há pelo menos mais 8 centímetros onde se encontram outras partes do órgão: os crus, chamados corpos cavernosos (como se fossem as raízes do órgão) e o bulbo do vestíbulo, que se enche de sangue quando a mulher está excitada e que faz a gente sentir uma pulsação no clitóris.
3 cuidados importantes com o clitóris
- Estimulação com toque leve
O clitóris possui mais de 8 mil terminações nervosas que o tornam muito sensível ao toque. Por isso, se ele for estimulado com muita força e rapidez, pode resultar em uma dor desconfortável e até irritar a mucosa da região. A estimulação deve ser preferencialmente em movimentos leves.
- Sempre com as mãos limpas
Por mais que a estimulação do clitóris seja na parte externa do órgão genital é fundamental que seus dedos, unhas ou acessórios estejam higienizados para evitar contaminação de micróbios que podem gerar coceira, irritação e até inflamação do pequeno órgão.
- O clitóris também precisa ser higienizado
Não pense que somente a virilha e os grandes e pequenos lábios da vulva precisam ser limpos no banho. O clitóris é o primeiro órgão coberto pelo grande lábio e possui um capuz, um pele fina que cobre parcialmente a glande. Nessa região pode-se acumular esmegma (óleo e gordura), o que pode causar odor desagradável se não for limpo. Portanto, não esqueça dessa região tão importante na sua rotina de higiene íntima no banho, sempre com auxílio do sabonete íntimo.
Veja também: Coceira no clitóris é normal? Ginecologista responde
PRODUTOS Relacionado




