Clitóris sensível: é normal sentir dor ao tocá-lo?
Clitóris sensível: é normal sentir dor ao tocá-lo?
Veja também: 7 coisas que você precisa saber sobre o clitóris
Veja a seguir possíveis causas para o clitóris inchado, sensível ou dolorido:
-
Excitação
Quando a mulher está excitada, o clitóris da mulher passa por um processo semelhante à ereção masculina e se dilata, podendo aumentar de tamanho em até 2 centímetros. Além de aparentar um certo inchaço, a região se torna mais sensível ao toque, o que facilita a chegada da mulher ao orgasmo feminino (desde que ela tenha o estímulo certo, é claro).
Neste momento, é importante que o órgão seja tocado com delicadeza para que não haja nenhum tipo de dor no clitóris. Também é imprescindível que a mulher esteja devidamente lubrificada para diminuir o atrito da relação sexual e evitar possíveis lesões e incômodos no local.
-
Contato sexual excessivo
Se você se masturba com frequência ou tem a vida sexual ativa, já deve ter percebido que, logo após o primeiro orgasmo, o clitóris feminino tende a ficar mais sensível e, às vezes, até mesmo dolorido. Com o estímulo contínuo, algumas mulheres conseguem chegar ao ápice mais de uma vez (é o chamado orgasmo múltiplo). No entanto, este contato deve ser feito com sutileza para não incomodar.
Ter muitas relações sexuais consecutivas ou relações muito intensas também pode causar a sensibilidade excessiva e provocar ardência no clitóris. E isso vale tanto para o sexo com um(a) parceiro(a) quanto para a masturbação.
-
Alergias
Reações alérgicas ou inflamatórias na pele, como a dermatite, também podem deixar o clitóris dolorido. Geralmente, a condição ocorre na vulva como um todo e, consequentemente, afeta também essa parte do corpo. Além do inchaço e da sensibilidade no clitóris, a mulher pode sentir coceira, vermelhidão e ardência no órgão genital.
Diversos fatores podem gerar quadros como esses, desde o método de depilação íntima escolhido até produtos de limpeza ou sabonetes e desodorantes íntimos. Na dúvida, procure um(a) médico(a) para uma avaliação.
-
Vulvodínia
A vulvodínia é uma doença que acomete a região íntima feminina e pode provocar sintomas como coceira no clitóris, ardência e dor. Não se sabe exatamente qual é a causa da vulvodínia, mas, fatores como predisposição genética, candidíase de repetição e maior sensibilidade à dor são conhecidos por favorecer o desenvolvimento da condição.
O tratamento da vulvodínia deve ser direcionado e definido pelo(a) ginecologista. Na maioria das vezes, é necessário combinar diversas abordagens e com médicos de diferentes especialidades, como a ginecologia, a fisioterapia, a psicologia e a nutrição.
PRODUTOS Relacionados



