Cisto de Bartholin: o que é e como tratar a inflamação na vulva
Cisto de Bartholin: o que é e como tratar a inflamação na vulva
O que são as glândulas de Bartholin?
Nosso corpo é repleto de glândulas excretoras. As sudoríparas, por exemplo, são responsáveis pela produção do suor, já as sebáceas conseguem deixar a pele mais oleosa. Não é regra, mas normalmente as glândulas produzem algo para fora do corpo, como os exemplos. As de Bartholin não são exceção. Elas são duas, uma de cada lado, cercando a entrada da vagina, a vulva. Bem pequenas, elas ficam na parede vaginal. A principal função delas é de preparar a área íntima para o sexo. Para isso, ambas produzem um líquido fluido, que lubrifica a vagina de forma natural.
Cisto de Bartholin pode atrapalhar a lubrificação natural da vagina
Quando a glândula é inflamada e obstruída é quando acontece o cisto de Bartholin. Nesses casos, o líquido produzido é incapaz de sair das glândulas e chegar na vagina para lubrificar a região. “Pode acontecer de formar rolhas de muco que entopem o ducto da glândula, ocasionando o acúmulo de secreção”, explica a médica. Em um primeiro momento, pode ser que a mulher nem sinta dor na região e nem perceba o problema, já que não há muitos sintomas aparentes. Porém, pode ser que a mulher percebe uma certa dificuldade de ter a lubrificação natural da vagina nesse período, especialmente durante o ato sexual. Por isso que é importante estar em dia com as consultas ao ginecologista. Com exames preventivos e de rotina, é possível identificar qualquer uma dessas complicações.
Problemas causados pelo cisto de Bartholin
Nos casos em que o cisto se mantém pequeno, pode não apresentar incômodo e problemas. “Caso ele aumente, gera um abaulamento na região que pode ocasionar incômodos ao usar roupas justas e para ter relação sexual”, destaca a ginecologista. Além disso, a profissional ressalta as situações de infecção do cisto. Nesses quadros é gerado a bartholinite aguda, que é um abscesso. Ela provoca uma grande dor, sendo necessário esvaziamento de urgência para aliviar o incômodo.
Inflamação da glândula de Bartholin: qual tratamento devo buscar?
Primeiramente, Carolina explica que com os cistos pequenos, de até 2 centímetros, e sem infecção, é possível seguir com a conduta expectante, ou seja, tendo um acompanhamento médico. “Já para o cistos maiores, é recomendado a retirada cirúrgica”, completa ela. Entretanto, para pacientes que apresentam abscesso ou infecção recomenda-se o uso de antibióticos e esvaziamento, se necessário. Assim, com o local tratado, é feita a retirada da glândula, o que não trará nenhum prejuízo para a lubrificação vaginal.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Carolina Ambrogini - Ginecologista
CRM: 102706-SP



