O ciclo menstrual pode trazer mudanças no cabelo. Mito ou verdade?
O ciclo menstrual pode trazer mudanças no cabelo. Mito ou verdade?
Por que o cabelo muda com o ciclo menstrual?
Durante o ciclo menstrual, os níveis dos nossos hormônios, estrogênio, progesterona, FSH e LH, podem alterar com uma certa frequência. Na verdade, é por conta deles que o ciclo funciona! Quando estamos na TPM, por exemplo, enquanto os níveis de um cai o outro sobe. Assim, temos aqueles sintomas chatinhos, como as alterações de humor e a erupção de algumas acnes. “Essas alterações de aumento e queda do hormônio feminino acabam refletindo não só na pele, quanto no cabelo”, comenta a profissional.
Como fica o cabelo durante o período fértil?
Apesar de nos sentirmos mais confiantes e animadas durante o período fértil, a Dra. Ana Carolina conta que com os cabelo acontece o contrário. Segundo ela, depois da ovulação, o nível de estrogênio dá uma caída e há um aumento do hormônio masculino, a testosterona. “Com isso, o couro cabeludo fica mais oleoso, mas o fio pode ficar um pouco mais ressecado”, esclarece. Mas, nem todas as mulheres passam por isso. Aquelas que tomam o anticoncepcional podem não sentir tantas dessas mudanças, sem notar qualquer diferença na qualidade do fio.
E nos outros momentos do ciclo?
A fase folicular é a primeira do ciclo. Ela acontece um pouco depois da menstruação terminar e é caracterizada pela espera da formação do embrião, quando o espermatozóide entra na vagina. “Nesse momento, acontece o aumento do estrogênio e o cabelo tende a ficar mais bonito e mais hidratado”, indica ela. Durante o período fértil, há uma queda na qualidade. Assim, aos poucos, os fios se recuperam!
Queda de cabelo durante a menstruação é normal?
Não. É normal que isso aconteça moderadamente durante a TPM, por conta dessas mesmas alterações hormonais. Mas, durante a menstruação, perder cabelo não é normal. “Isso não vai virar de acordo com o ciclo menstrual, mas sim de acordo com a intensidade da menstruação”, explica a profissional. Se o sangramento estiver muito intenso, pode acabar ocasionando uma queda de ferratina, o estoque de ferro do organismo. A dermatologista explica que os fios do cabelo precisam dessa substância para controlar o metabolismo das células dele. Por isso, quando há uma deficiência de ferro, o cabelo pode sim cair. Mas a situação não é saudável, sendo o mais indicado procurar um profissional da área para investigar o caso.
Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Ana Carolina de Simoni Sumam - Dermatologista
CRM:52-72030-5



