Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Ciclo desregulado: como calcular o período fértil?

Ciclo desregulado: como calcular o período fértil?

Calcular o dia do período fértil não é nada difícil, mesmo se o seu ciclo menstrual é desregulado. O período fértil é quando a mulher tem mais chances de engravidar, ou seja, quando os óvulos estão esperando a fecundação, e ele acontece aproximadamente 14 dias depois da última menstruação, em um ciclo regular. Nessa fase do mês, bem no meio do ciclo, é comum percebermos o auge da libido e o aumento da secreção vaginal. Porém, qualquer mulher com ciclo menstrual desregulado por alguma condição hormonal, pode ter mais dificuldades o dia da ovulação e o dia fértil. Entenda como fazer esse cálculo!

 

Como saber se meu ciclo menstrual é desregulado?
 

De acordo com a ginecologista Laila Abib, podemos considerar um ciclo menstrual irregular quando suas características não preenchem uma frequência, duração e volume considerados normais. Um ciclo regular, segundo a médica, pode variar de 24 a 38 dias. “A duração total do ciclo é definida a partir do primeiro dia da menstruação (dia 1) até o primeiro dia da menstruação seguinte”, explica. Já a duração do fluxo menstrual normal não deve exceder 8 dias, de acordo com a especialista. 

 

Para concluir, a médica diz que é preciso observar e anotar as característica do ciclo menstrual durante 6 meses para uma boa avaliação. “Podemos definir um ciclo como irregular se ele não preencher esses critérios de normalidade na maior parte dos ciclos menstruais da mulher”, completa ela. Por isso, procure sempre marcar em um calendário, ou até mesmo em aplicativo de ciclos menstruais, o dia em que a última menstruação desceu e a data do próximo sangramento também. 

 

O que é o período fértil?

 

O período fértil nada mais é o momento, dentro do ciclo menstrual, em que seu organismo está mais bem preparado para receber o espermatozóide dos homens. É exatamente durante esses dias que as chances de engravidar são ainda maiores do que qualquer outro momento do ciclo. Em ciclos regulares, esse período tem uma duração de aproximadamente 3 a 4 dias, sendo o dia fértil exatamente o do meio. Então, em um ciclo de 28 dias, por exemplo, o dia fértil é acontece bem no meio, no 14°, sempre 14 dias antes da próxima menstruação. Se você está tentando engravidar essa é aqui em que as chances são maiores. Mas, caso contrário, lembre-se sempre, independente do período do ciclo menstrual, de estar protegida com o uso do preservativo e também outros métodos contraceptivos.

 

Como calcular o período fértil de um ciclo desregulado?

 

De acordo com o ginecologista Gustavo de Paula, as mulheres com ciclo desregulado devem contar a duração de seu ciclo da mesma forma que um regular, contando o intervalo entre o primeiro dia da última menstruação até o primeiro dia da próxima. No entanto, é preciso lembrar que não é possível ter uma previsão exata. Quanto maior for a variação entre os ciclos menstruais, mais difícil pode ser identificar o período ovulatório. Confira o passo a passo recomendado pelo médico para calcular o seu período fértil. Lembrando que você precisará fazer o cálculo, no mínimo, durante 3 meses para conseguir tirar uma boa média.

 

1) Descubra a duração do seu ciclo, contando desde o primeiro dia da sua menstruação anterior até o primeiro dia da próxima menstruação. Se seu ciclo é irregular, faça uma média dos últimos 3 meses;
2) Subtraia 14 do número obtido acima; esse é o dia do ciclo em que você ovula;
3) O período fértil pode ser de 3 dias antes até 3 dias depois da ovulação.
 

Procure os sinais do período fértil

 

Além de calcular o funcionamento do seu ciclo menstrual, para identificar quando o período fértil está acontecendo, uma boa dica é procurar pelos seus sintomas. Como qualquer outra fase do ciclo, os dias em que a fertilidade da mulher está maior provoca alterações no organismo e no corpo. Alguns desses sinais são o aumento da libido, fazendo com que a mulher tenha mais vontade de ter telações sexuais, e também um aumento do ânimo, por conta dos níveis maiores de testosterona  da fase. Mas o principal sintoma do período fértil é justamente a liberação do muco cervical, uma secreção semelhante à clara de ovo, bem transparente. Se você notar algo assim na sua calcinha, as chances de você estar no período fértil são bem grandes!

 

Este artigo tem a contribuição dos especialistas:
Dra. Laila Abib - Ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 844616
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
    A assadura na virilha feminina pode coçar, arder, causar feridas na pele da região e...
    Assadura na virilha? Veja como prevenir e tratar o incômodo
  • SE CUIDA!
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
    A pílula do dia seguinte é um método de emergência que só deve ser utilizado em casos...
    A pílula do dia seguinte funciona no período fértil?
  • Menstruação
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
    Você sabia que, assim como a TPM (Tensão Pré-Menstrual), o período fértil também provoca...
    Período fertil: sintomas emocionais podem estar associados à ovulação
  • SE CUIDA!
    O que pode causar escape menstrual?
    É normal ter escape menstrual em circunstâncias específicas, como quando a mulher é...
    O que pode causar escape menstrual?
  • VER TODAS >