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Ciclo das sementes: conheça os ingredientes que ajudam a equilibrar os níveis hormonais

Ciclo das sementes: conheça os ingredientes que ajudam a equilibrar os níveis hormonais

Você já deve saber que a produção hormonal da mulher é cíclica, ou seja, varia de acordo com as fases do ciclo menstrual. É por isso que, ao longo do mês, é comum sentir diversas alterações físicas e emocionais, como os sintomas da TPM e do período fértil. Felizmente, a alimentação pode ser uma grande aliada para equilibrar os níveis desses hormônios femininos, em especial, o estrogênio e a progesterona. O ciclo das sementes é uma estratégia de rodízio de sementes nas duas principais fases do ciclo reprodutivo: fase folicular e fase lútea, que são divididas pela ovulação.

 

Veja também: As diferentes fases do ciclo menstrual que você tem que lidar todo mês

 

Conversamos com o ginecologista Alexandre Pupo e com a nutricionista Gabriela Cila para entender melhor como funciona o ciclo das sementes relacionado com o ciclo menstrual. Confira!

 

A influência da alimentação no ciclo menstrual

 

De acordo com a nutricionista, “a alimentação adequada é um caminho que pode ajudar tanto na TPM, quanto na questão de aumento de fluxo menstrual”. E não para por aí! Para o ginecologista, ter uma dieta balanceada pode contribuir para o tratamento da Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

 

“Sabemos que a obesidade está diretamente relacionada à SOP. Uma mulher que ingere altas taxas de gordura e carboidrato vai engordar e o engordar, especialmente o engordar rápido, vai influenciar no ciclo menstrual e atrapalhar a ovulação e a menstruação, podendo fazer com que o ciclo se torne longo, aumente a oleosidade da pele e leve a consequências em relação à liberação de hormônios”, explica o doutor Alexandre. 

 

O que é o ciclo das sementes? 

 

“O ciclo das sementes é um protocolo natural e se baseia na alimentação para regular os hormônios femininos, que são o estrógeno e a progesterona. Quando a produção desses hormônios está desequilibrada, surgem os sintomas que influenciam na qualidade de vida da mulher: TPM, cólica, instabilidade emocional, ansiedade, inchaço nos seios e nas pernas, dor de cabeça, vontade excessiva de comer, acne, entre outros”, esclarece a nutricionista Gabriela Cila.  

 

“A gente usa o ciclo das sementes para regular os hormônios e, consequentemente, por conta disso, controlar os sintomas que são indesejáveis na época da menstruação. Tudo isso parte de um princípio natural, então não tem contraindicação”, acrescenta. 

 

Como fazer o ciclo das sementes? 

 

Parece complicado, mas não é! “Em momentos adequados e nas fases de regulação hormonal, a gente tem o consumo de 4 sementes diferentes: linhaça, abóbora, gergelim e girassol. Essas sementes são ricas em fitoquímicos, que são o poder antioxidante dentro desses alimentos capaz de bloquear o excesso dos hormônios. Tem também os óleos essenciais dentro dessas sementes, que têm ácidos graxos e auxiliam na produção e regulação dos hormônios sexuais”, orienta a especialista.

 

Veja a seguir como e quando introduzir as sementes no seu ciclo menstrual. Para facilitar a compreensão, vamos considerar um ciclo menstrual regular de 28 dias. 

 

  • Fase folicular (1ª fase do ciclo menstrual): em mulheres com o ciclo menstrual de 28 dias, essa fase vai do 1º dia do ciclo até o 14º - que é quando acontece a ovulação. As sementes utilizadas são de linhaça e/ou abóbora.

 

“Utilizar 1 colher de sopa de linhaça ao dia: no suco, na salada, em cima das frutas. Ela é um pouco mais amarga, mas pode ser batida e não tem problema nenhum. Pode ser utilizado também semente de abóbora, 1 colher ao dia: como snack, consumida na salada, junto com uma fruta. É crocante, pode ser salgadinha (sem aumentar o excesso de sódio)”, ensina a nutricionista. 

 

Segundo a profissional, as duas sementes são fontes de ômega 3, que são os ácidos graxos capazes de “melhorar a membrana das células e reduzir o inchaço”. Elas têm ação antioxidante e anti-inflamatória de base natural, auxiliando na regulação hormonal e na melhora dos sintomas da TPM

 

  • Fase lútea (última fase do ciclo menstrual): começa após a ovulação e vai até o último dia do ciclo, ou seja, até o 28º dia. As sementes utilizadas são de girassol e gergelim. 

 

“Depois do dia 14, tem um aumento da progesterona. Nesse caso, seria interessante aumentar o consumo da semente de girassol, 1 colher ao dia: pode ser colocado na salada, tostadinho em cima de carnes e proteínas. Além disso, 1 colher de sopa de gergelim”, orienta a especialista. Essas sementes ajudam a manter os níveis hormonais adequados e também contribuem para a questão de relaxamento muscular e diminuição das cólicas. 

 

Se o seu ciclo menstrual tiver duração inferior ou superior a 28 dias, vale conversar com o(a) ginecologista ou nutricionista para calcular cada fase com mais exatidão e adaptar a dieta às características do seu ciclo. 

 

Este artigo tem a contribuição dos especialistas:

Dra. Gabriela Cilla, gastróloga, nutricionista clínica, funcional e esportiva da Clínica NutriCilla

CRN: 47281

Alexandre Pupo Nogueira - ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, é também mastologista e Membro Titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês

CRM-SP: 84.414

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