Chocolate pode ser queridinho e vilão na saúde da mulher. Entenda!
Chocolate pode ser queridinho e vilão na saúde da mulher. Entenda!
Tem gente que não vive sem chocolate
O chocolate é um dos doces mais populares e consumidos no mundo todo. E dentre esse público de fãs, podemos destacar as mulheres especialmente durante a TPM. “Cerca de 45% das mulheres referem um desejo maior por chocolates e doces durante a fase pré menstrual”, comenta a ginecologista. Podemos relacionar esse fato a oscilação hormonal do período, principalmente a queda da serotonina, o hormônio da satisfação e bem-estar. Além disso, este docinho pode animar você em qualquer momento. “O chocolate tem como característica auxiliar a liberação de serotonina devido ao triptofano, substância encontrada na sua composição”, explica ela. Tem coisa melhor?
Cuidado para não exagerar
Quando vem o desejo por um chocolate, a gente sabe que ele não cessa enquanto não, enfim, comermos. Contudo, o queridinho pode acabar ganhando uma outra cara devido a esses exageros. “O que acontece, é que além do triptofano, o chocolate também é rico em açúcar e gordura”, destaca a Dra. Mariana. Por isso, vale a pena ficar de olho na quantidade ingerida devido a possibilidade de quilinhos a mais.
E ainda, o chocolate pode ser prejudicial também em dias de menstruação. “O chocolate, assim como o café, são alimentos estimulantes, e podem agitar a inervação da pelve, aumentando as dores e cólicas no período menstrual”, ressalta ela. Mas, vale lembrar que você não precisa cortar o chocolate totalmente, o recomendado é ter uma alimentação equilibrada. “Praticar atividade física e evitar exageros é o segredo”, completa a médica.
Dra. Mariana Conforto - Ginecologista e obstetra da Perinatal.
CRM: CRM:5296454-9



