Mito ou verdade: chocolate ajuda a combater cólicas menstruais?
Mito ou verdade: chocolate ajuda a combater cólicas menstruais?
PRODUTO Relacionado

Chocolate alivia a cólica menstrual: verdade!
O chocolate pode provocar efeitos estimulantes e antidepressivos, fazendo com que a produção de serotonina (hormônio da sensação de bem-estar) aumente dentro do organismo. Assim, há uma sensação de alívio e prazer imediata. A presença de magnésio no doce faz os níveis desse mineral se estabilizarem no organismo. Portanto, pode-se afirmar que o chocolate consegue sim aliviar a cólica menstrual! Além disso, ele ainda é capaz de amenizar qualquer desconforto da tensão pré-menstrual, reduzindo os níveis de estresse e a irritabilidade, muito comuns na TPM.
Quanto chocolate podemos comer durante a menstruação?
Apesar de seus benefícios para as cólicas menstruais, não é recomendados pelos ginecologistas e nutricionistas a ingestão frequente do doce. O chocolate também tem muitas gorduras que podem deixar seu estômago mais sensível. Por isso, o ideal é procurar pelos produtos com uma maior concentração de cacau (por volta de 70%). Além disso, também é recomendado que o consumo seja limitado a apenas 3 quadradinhas diários, ou seja, cerca de 15g.
Chás, exercícios físicos e bolsa de água quente também são bons aliados contra a cólica
O chocolate é capaz de reduzir a cólica menstrual e também os sintomas da TPM, contudo é importante deixar claro que seus efeitos são imediatos e passageiros. Em outras palavras, o doce alivia qualquer tensão, mas não demora muito tempo para que a mulher volte a sentir os desconfortos. Os ginecologistas indicam, portanto, outras soluções mais duradouras de aliviar esses desconfortos. Entre eles, a bolsa de água quente é a favoritas entre muitas meninas! Por conta de sua capacidade vasodilatadora, a bolsa consegue provocar um relaxamento muscular na região abdominal, onde as cólicas acontecem, e melhorar a circulação de sangue por ali.
Outras dicas de como aliviar a cólica menstrual também incluem a prática de exercícios físicos e a ingestão de chás específicos. Embora muitas tenham vontade de ficar na cama durante a menstruação, os efeitos das atividades físicas são um verdadeiro motivo para se levantar. Uma prática de apenas 30 minutos já aumenta a produção de serotonina e também de endorfina, aliviando as dores e trazendo uma sensação de prazer. Já os chás trazem efeitos naturais de relaxamento para o organismo. Entre as principais receitas estão o chá de camomila e gengibre. Essas 3 dicas são interessantes para quem busca diminuir as dores da cólica porque não trazem nenhum efeito negativo, como pode acontecer com o chocolate.
PRODUTOS Relacionado




