Check-up feminino: veja quais são os principais exames ginecológicos
Check-up feminino: veja quais são os principais exames ginecológicos
1) Exame de sangue e dosagens hormonais
O exame de sangue é o mais conhecido dessa lista. Com certeza você já fez! Afinal, todo médico costuma pedir um hemograma antes de investigar qualquer problema de saúde. No campo ginecológico, Dra. Flávia Fairbanks afirma que ele é importante para verificar se os componentes e nutrientes do sangue estão normais e descobrir precocemente possíveis alterações hormonais.
“Exames como TSH e T4 livre vão identificar alterações nos hormônios tireoidianos. Outros testes como de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática) e hemograma completo também devem ser realizados de acordo com o caso da paciente, ressaltando que não precisam ser feitos todos os anos”, explica.
2) Papanicolau
O papanicolau é o exame indicado para toda mulher que já iniciou a vida sexual. E, por mais que ainda assuste muita gente, o medo de sentir dor não passa de um mito. É introduzido apenas um instrumento - o espéculo - na vagina para coletar material do colo uterino para análise em laboratório. Nele é possível diagnosticar câncer de colo uterino, neoplasias intraepiteliais cervicais, e também doenças sexualmente transmissíveis como tricomoníase e gonorréia. A identificação precoce evita a progressão para o câncer”, explica a Dra. Flávia.
3) Ultrassonografia pélvica e transvaginal
A ultrassonografia transvaginal é ideal para verificar se está tudo bem com os seus ovários, além de avaliar o endométrio e a parede uterina. De acordo com a médica, o exame é recomendável sempre que houver alguma alteração no exame físico ou na investigação complementar das irregularidades menstruais e disfunções hormonais. “Também é indicado para pacientes que estão com dificuldades para engravidar”, acrescenta.
4) Mamografia e Ultrassom de Mama
Segundo a ginecologista, a partir dos 40 anos, as mulheres devem realizar anualmente a mamografia para garantir a detecção precoce de possíveis tumores. Já em mulheres entre 16 e 39 anos, o mais indicado é o ultrassom de mama: “Recomendamos a ultrassonografia quando há algum sintoma mamário ou achado suspeito no exame clínico anual”, diz. Para não te deixar confusa, vamos esclarecer que o exame clínico que a médica cita é aquele realizado no consultório, no qual ela consegue identificar apenas nódulos ou tumores que já atingiram ao menos um centímetro.
Para finalizar, a médica lembra que muitas mulheres só procuram o consultório quando sentem algum incômodo. Esse hábito, porém, muitas vezes pode ser tarde e dificultar a prevenção de doenças mais graves. Então, fica de olho e cuide-se!
Dra. Flávia Fairbanks - Ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare
CRM: 93879/SP



