Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Chás para cólica menstrual: 12 tipos que podem aliviar o desconforto

Chás para cólica menstrual: 12 tipos que podem aliviar o desconforto

Recorrer a receitas de chá para cólica menstrual é uma boa alternativa para aliviar o incômodo pré-menstrual. Alguns ingredientes naturais, como o gengibre e o hortelã, possuem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas capazes de amenizar a cólica, que representa um dos principais sintomas da TPM para boa parte das mulheres. Já apostar em substâncias com efeito calmante, como o chá de camomila, ajuda a reduzir os espasmos musculares do aparelho reprodutor feminino e também pode ser uma ótima pedida.

 

Veja também: Chás para melhorar sintomas da TPM

 

O Só Delas selecionou 12 receitas de chá para cólica. No entanto, antes de conferir essa seleção, vale entender porque sentimos cólica menstrual durante os dias que antecedem à menstruação e o que acontece no organismo feminino durante este período do mês popularmente conhecido como TPM (Tensão Pré Menstrual)

 

A cada ciclo menstrual, que é o intervalo de tempo entre o início de uma menstruação e outra, o endométrio se torna mais espesso para receber a implantação de um possível embrião fertilizado. Quando a fecundação não acontece, esse tecido endometrial (responsável por revestir as paredes internas do útero) passa por um processo de descamação e é expelido pela vagina em forma de sangue menstrual.  

 

Neste momento, o organismo da mulher libera um hormônio conhecido como prostaglandina, uma substância inflamatória que estimula as contrações do útero a fim de facilitar a eliminação do endométrio descamado. Esses espasmos são os grandes motivadores da cólica menstrual, que pode começar com uma dor abdominal e se estender para outras partes do corpo, como barriga, pernas e região lombar. 

 

Veja também: É normal continuar sentindo cólica depois que a menstruação já desceu?

 

Receitas de chá para TPM são indicadas para situações em que a cólica menstrual é considerada normal, ou seja, não acontece muito intensamente e nem vem acompanhada de outros sintomas que possam indicar complicações mais graves, como sangramento e dor ao praticar relações sexuais. 

 

Confira 12 sugestões de chás para aliviar a cólica menstrual!

 

  1.  Chá de gengibre

 

Você já deve ter ouvido falar na ação detox proporcionada pelo gengibre. Mas, além desta característica, o ingrediente também possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que ajudam a reduzir dores em geral, incluindo a cólica. O gengibre pode ser utilizada em forma de chá e outras receitas como sopas, sucos e até mesmo através de uma massagem feita na região abdominal com o seu óleo. 

 

  1. Chá de camomila

 

O chá de camomila é bastante utilizado para fins relaxantes, principalmente para ajudar a dormir melhor e diminuir a ansiedade. O que nem todo mundo sabe é que o efeito calmante da camomila também pode ser um forte aliado no controle da cólica menstrual. O ingrediente reduz os níveis de prostaglandina (hormônio que incentiva as contrações do útero para expelir a menstruação) e ainda estimula a produção de glicina, um aminoácido capaz de aliviar os espasmos musculares associados à TPM. Desta forma, a cólica menstrual pode ser consideravelmente amenizada. 

 

  1. Chá de calêndula

 

Com flavonóides e óleos essenciais em sua composição, a calêndula também faz parte dos ingredientes capazes de aliviar a cólica menstrual. O chá de calêndula apresenta características analgésicas e calmantes, que, além de amenizar a cólica, ainda traz outros benefícios para o ciclo menstrual como regular a menstruação.

 

  1. Chá de orégano

 

Assim como o chá de calêndula, o chá de orégano também pode diminuir a cólica e ajudar a regular o ciclo menstrual. O orégano tem efeito diurético e sudorífico. Isso quer dizer que a erva auxilia na eliminação de toxinas pelo organismo e, além de amenizar a cólica menstrual, ainda diminui a dor de cabeça. 

 

  1. Chá de hortelã

 

O chá de hortelã é uma boa pedida para aliviar não somente a cólica menstrual, como também a cólica intestinal e outros desconfortos estomacais. Por suas propriedades analgésicas, a hortelã promove relaxamento e diminui a tensão corporal da mulher. Este efeito tem influência bastante positiva no que diz respeito à cólica e demais problemas no sistema digestivo, que também podem acontecer durante a TPM. 

 

  1. Chá de canela

 

O chá de canela é anti-espasmódico e anti-inflamatório. Por isso, o ingrediente diminui as contrações do útero para expulsar a menstruação e também contribui para reduzir o inchaço típico desta época do mês. O chá de canela não deve ser ingerido por grávidas e lactantes.

 

  1. Chá de agnocasto

 

O chá de agnocasto é cheio de benefícios para a saúde da mulher! O agnocasto é uma planta fitoterápica com ação calmante, diurética, anti-estrogênica, anti-inflamatória e anti-espasmódica. Seu chá atua na regulação hormonal e, por isso, auxilia no controle da cólica menstrual e de diversos outros sintomas da TPM, como o inchaço provocado por retenção de líquido e o aumento da oleosidade da pele. 

 

  1. Chá de erva-doce

 

O efeito antiespasmódico da erva-doce torna o chá desta planta uma ótima opção para aliviar a cólica menstrual característica da TPM. A receita também tem ação calmante e favorece o relaxamento da região abdominal. Sem contar que o chá de erva-doce é superlevinho e gostoso! Até quem não é muito fã de chás pode acabar se rendendo aos encantos desta delícia. 

 

  1. Chá de alecrim

 

O chá de alecrim é outra opção de chá para aliviar a cólica menstrual. Com efeito anti-inflamatório e analgésico, o chá de alecrim é ainda mais aconselhável para mulheres que sofrem com a cólica seguida de dores de cabeça. Além disso, o alecrim também ajuda a regularizar a menstruação. 

 

  1.  Chá de lavanda

 

O chá de lavanda estimula a circulação periférica, responsável por transportar o sangue para todos os tecidos do corpo, e é mais uma receita natural capaz de amenizar a cólica. Algumas pesquisas sugerem que fazer uma massagem com o óleo essencial de lavanda ou simplesmente sentir o cheiro da planta nos primeiros dias do ciclo menstrual também podem ser o suficiente para o alívio da cólica menstrual. 

 

  1.  Chá de folhas de mangueira

 

O chá de folhas de mangueira é rico em propriedades antiespasmódicas e, por isso, ajuda no controle dos espasmos e contrações pelos quais o útero tem que passar até expelir o tecido endometrial descamado em forma de menstruação. Esses movimentos uterinos estão entre os principais responsáveis pela cólica e, por essa razão, o chá de folhas de mangueira pode ser uma boa alternativa.

 

  1.  Chá de alfavaca

 

O chá de alfavaca também conta com propriedades antiespasmódicas. Além disso, o ingrediente também apresenta um efeito relaxante que pode ajuda e muito no controle da cólica e outros sintomas típicos da Tensão Pré Menstrual.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >