Cardápio da TPM: nutricionista dá dicas de alimentação para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual
Cardápio da TPM: nutricionista dá dicas de alimentação para aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual
Esses descontroles não ocorrem sem motivo. De acordo com Maurício, a TPM é causada por alterações hormonais (estrogênio e progesterona) pelas quais as mulheres em idade fértil passam de período em período. “Diversos fatores influenciam a intensidade destes sintomas, entre eles a variação dos níveis destes hormônios, mas também hábitos alimentares e de vida, como atividade física e estresse”, afirma.
Fique de olho na alimentação durante a TPM
Alimentação funcional é a dica de ouro neste período. Apesar da vontade por doces ser quase que incontrolável, não é bom ceder sempre, tá? Essa alimentação pode ser planejada por uma nutricionista idealmente, sendo que alguns nutrientes são fundamentais neste período, como lista o profissional. “O triptofano, as vitaminas B2, B3, B6, vitamina E, magnésio, cromo, ácidos graxos essenciais como óleo de linhaça, de prímula e borragem, gergelim, sementes em geral, entre outras. Use alimentos ricos em fibras”.
Chás, sucos desintoxicantes e vegetais escuros também são indicados, lembrando sempre de dar preferência a alimentos orgânicos. Quando a vontade de chocolate bater forte, o profissional recomenda alimentos alternativos que aumentem o nível de serotonina e drible o pecadinho da gula pelo chocolate. “Entre eles banana, aveia, maçã, abacate, laranja, nozes, espinafre, feijão, ovos e carne”, indica.
O magnésio é outra fonte muito importante na prevenção dos sintomas de TPM e está presente em folhas verde escuras como couve e espinafre. Pode consumir sem medo! As castanhas são ricas em selênio, que é importante antioxidante para reduzir os radicais livres. Já peixes e frutos do mar têm boa quantidade de zinco que ajuda no humor. Por outro lado, existem alimentos que devem ser evitados, como café, sal, açúcar e doces em geral.
Mauricio Serafim - Clínico Geral
CRM: 63196



