Camisinha, sim! Listamos 5 motivos para você usá-la sempre
Camisinha, sim! Listamos 5 motivos para você usá-la sempre
1) Evita uma gravidez indesejada
Segundo o ginecologista Gustavo de Paula Pereira, quando usamos a camisinha do jeito certo (é importante saber como colocar e depois remover), ela se torna um método anticoncepcional muito eficiente, evitando aquela gestação que você ainda não estava programando. No geral, é sempre importante lembrar que o preservativo pode ser usado em conjunto com outros métodos de proteção, tá? Com essa combinação a garantia de proteção é bem maior.
2) Previne a AIDS e DSTs
Muita gente acredita que tomar pílula ou usar ou método contraceptivo já é a proteção suficiente para ter relações sexuais sem engravidar, mas acaba esquecendo que esse não é o único cuidado que devemos levar em conta. De acordo com o médico, a camisinha é o único método anticoncepcional que previne doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. “É recomendado que ela seja usada em todas as relações, mesmo se a mulher já usa outro método contraceptivo”, diz.
3) Mulheres também podem usar camisinha!
Você sabia que existe uma camisinha específica para uso das mulheres? Isso mesmo, além do modelo tradicional usado pelos homens, nós também podemos nos proteger por conta própria. Para quem não conhece, ela também é de látex e possui um formato de tubo com anéis nas duas pontas (um fica dentro da vagina e outro do lado de fora, cobrindo a vulva). Além de ser mais mais resistente e mais fina. Só não esqueça que não pode usar a camisinha feminina e a masculina juntas, com risco de furar.
4) Seu uso pode ajudar na excitação
Segundo o médico, o momento de colocar o preservativo pode se tornar divertido e excitante. “Há inúmeras apresentações no mercado com cores, sabores, texturas, que prolongam, que esquentam ou esfriam. Tudo isso para que seu uso seja cada vez mais atrativo”, explica.
5) Segurança acima de tudo
Para o médico, todos devem se habituar e fazer questão do uso da camisinha durante as relações sexuais: “Só assim é possível fazer sexo sem arriscar sua saúde”, afirma o ginecologista.
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP



