Camisinha masculina e camisinha feminina: entenda as principais diferenças
Camisinha masculina e camisinha feminina: entenda as principais diferenças
Vantagens da camisinha feminina comparada com a masculina
A principal vantagem da camisinha feminina está no fato de ser um método sob controle total da mulher, cabendo a ela decidir se usará ou não. Segundo o ginecologista Gustavo de Paula Pereira, a versão feminina do preservativo pode ser inserida até oito horas antes do início da relação sexual e não precisa ser retirada imediatamente após a ejaculação. “Além disso, tem maior área de proteção da região genital, se comparada à camisinha masculina, aumentando a segurança contra herpes e verrugas genitais”, completa.
No que diz respeito ao prazer feminino, o especialista destaca que a camisinha feita para mulheres proporciona maior sensibilidade durante a relação, pois é mais fina que a camisinha masculina. “O anel externo ainda estimula o clitóris, aumentando o prazer da mulher”, diz. Outra vantagem é que este produto é feito de poliuretano, com chances muito pequenas de causar alergia, se comparada com a masculina, que é feita de látex. Ela também é mais lubrificada que a camisinha masculina e pode ser usada com qualquer tipo de lubrificante. A masculina, para quem não sabe, só deve ser usada com lubrificantes à base de água.
A masculina ainda é o modelo mais popular
Por ser uma versão historicamente popular, a principal vantagem da camisinha masculina é a facilidade para comprar. É possível encontrar em farmácias, mercados e até em lojas de conveniência. A praticidade na hora de colocar esta versão também é um ponto que faz com que o preservativo saia na frente.
Independente do tipo que você escolher, ambas são muito importantes na prevenção da AIDS e outras DSTs. Então, não deixe a camisinha de lado para não colocar sua saúde em risco. ;)
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP



