Camisinha feminina: entenda como esse produto te protege de DSTs
Camisinha feminina: entenda como esse produto te protege de DSTs
Como a camisinha protege você de DST’s
A camisinha atua como um método de barreira impedindo o contato da secreção vaginal com o pênis e vice-versa. “A camisinha feminina, por apresentar uma superfície maior, protege a mulher ainda mais, pois além da vagina ela cria uma barreira nos pequenos e grandes lábios, dificultando, por exemplo, o herpes vírus. Já o HPV pode ser transmitido pelo contato da mucosa com o escroto contaminado. É importante lembrar que a camisinha feminina nunca deve ser usada em conjunto com a masculina, pois o atrito pode causar rompimento de uma delas", comenta.
A camisinha masculina e a feminina protegem igualmente?
“Se usadas de maneira correta, se tornam o método mais seguro para prevenção de DST”, afirma a ginecologista, que alerta também para a importância da realização de exames periódicos para verificar se está tudo bem com a saúde íntima, consultas ginecologistas, cuidados com a higiene diária e hábitos de vida saudáveis.
Aprenda a colocar a camisinha feminina
A camisinha feminina, por incrível que pareça, ainda não é tão conhecida pelas mulheres, porém, oferece proteção e lubrificação como a masculina. “O preservativo feminino é uma bolsa cilíndrica feita de plástico fino (poliuretano), transparente e suave, do mesmo comprimento que o preservativo masculino, porém com dois anéis flexíveis, um em cada extremidade, sendo uma delas oclusa por uma membrana”, explica o ginecologista Gustavo Pereira.
Antes da relação sexual, a mulher precisa inserir a camisinha na vagina pela extremidade fechada, que deve alcançar o fundo, enquanto a aberta fica para fora em contato com a vulva. O especialista preparou um passo a passo para explicar:
Passo 1) Primeiro escolha uma posição confortável para a inserção (agachada, com uma perna levantada, deitada com a barriga para cima ou sentada);
Passo 2) Depois aproxime as bordas do anel, do lado fechado, esfregando uma na outra para espalhar o lubrificante. Aperte o anel de forma a torná-lo estreito e longo;
Passo 3) Com a outra mão, separe os grandes lábios, expondo a superfície vaginal, onde será inserido o anel;
Passo 4) Empurre cuidadosamente o anel para dentro da vagina, o máximo possível. Colocar um dedo no interior da camisinha para ajudar a empurrar com mais facilidade. E pronto!
Não esqueça de verificar se que o pênis entre dentro do preservativo e não pelo lado, entre o preservativo e a parede vaginal, ok? Após a retirada do pênis, segurar o anel externo, selando a saída dos fluidos e retire cuidadosamente o preservativo da vagina.
Este artigo tem a contribuição dos especialistas:
Dra. Paula Bortolai Martins Araujo, Ginecologista-obstetra do IPGO – Instituto Paulista de Ginecologia e Obstetrícia
CRM: 127.101
Dr. Gustavo de Paula Pereira - Ginecologista
CRM: 119970 - SP



