Brasília na Mala: jovem muda hábito de consumo e cria projeto inspirador para valorizar a moda de sua cidade
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Construindo o Brasília na Mala
A moda sempre foi uma paixão para Clarissa. O momento de escolha do curso da faculdade foi guiado por esse sentimento, fazendo a jovem optar pelo Jornalismo. No entanto, o estudo pelo universo fashion continuava à parte. Durante seu estágio no portal Metrópoles, para a editoria de Vida&Estilo, precisou listar algumas lojas, showroom e ateliê de produtores locais. “Numa apuração de dois dias, consegui chegar a mais de 30 lojas!”, conta Clarissa. A partir desse trabalho, ela começou a se questionar sobre o motivo de não consumir moda local. Assim, surgiu o desafio para si mesma: usar pelo menos uma peça de marca brasiliense ao dia durante suas viagens. Com uma viagem para o Rio de Janeiro chegando, a ideia do nome “Brasília na Mala” surgiu de uma conversa com um amigo. “Uma hora antes do meu voo, pedi para o meu amigo grafitar minha mala e foi assim o começo de tudo!”.
Foto: arquivo pessoal
A valorização dos artistas e criadores locais em Brasília
A capital do país é ainda uma cidade nova. Pensando nisso, Clarissa acredita que a cultura local tem ganhado força nos últimos dez anos. Quando lembra de sua adolescência diz que, junto aos seus amigos, só reclamavam da cidade, principalmente que não haviam programas para fazer. “Hoje aos 25 anos, eu tenho plena consciência de que minha cidade oferece MUITA coisa, só que algumas pessoas insistem em reclamar” conta a jovem. Além disso, ela conta como observa o medo das pessoas em dar uma chance para algo novo. “Na contramão disso, vejo muita gente aderindo a essa movimentação de valorização do local”, ressalta ela. E esse é o objetivo de seu canal, reunir alternativas para que saibam e vejam o potencial da própria cidade. É uma bela forma de Clarissa contribuir para a identidade de Brasília!
E ela conseguiu chegar até aqui!
O Brasília na Mala está com o blog, uma hasthtag e o perfil oficial no Instagram, isso tudo para uma ideia que era inicialmente pessoal. Clarissa conta que não esperava essa proporção que o projeto alcançou. “A ideia nasceu em meu perfil pessoal, que soma pouco mais de 2 mil seguidores, nada demais!”, comenta a jornalista. A jovem compartilha como o apoio de amigos e ex-chefes fizeram a diferença e a ajudaram a combater sua insegurança. Atualmente o trabalho é feito 100% por ela.
A mudança de hábito despertou e inspirou outras pessoas
Clarissa mudou principalmente seu hábito de compras, passando a procurar por produtos de lojas locais. Além de praticar em sua cidade, durante suas viagens a brasiliense procura marcas, restaurantes, designers, entre outros, que façam parte da personalidade do local. “Acho que isso vale para todo o lugar que se vá!”, indica. A prática pela valorização do local se tornou uma característica da jovem. E, para completar seu orgulho, de seus amigos próximos também. Uma dica para as pessoas começarem com esse hábito é pesquisar sobre o local quando quiserem comprar algo. Quando você se desafia para algo novo, uma única vez, perceberá como existe um leque de possíveis novidades. “As pessoas precisam se abrir mais para o novo - e isso se aplica a tudo”, analisa a jornalista.
O futuro para o Brasília na Mala
Logo de cara, Clarissa compartilha o desejo que tem de viver do Brasília na Mala. A ideia é ter dedicação em tempo integral ao site. Assim, a jovem pode estar sempre em busca de entrevistas com produtores, conhecer restaurantes e visitar lojas. Além disso, Clarissa vai conseguir viajar mais e levar a moda local para novos lugares. O sonho é somente um: “O que eu espero é que o Brasília na Mala cresça e vire um portal conhecido por todos. E também que a moda e cultura de minha cidade tornem-se nacionalmente conhecidos”.
Gostou da história do Brasília na Mala? Confira mais sobre o projeto no site. ;)
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