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Bolsa de água quente para cólica é eficaz? Veja esse e outros métodos naturais para diminuir a dor

Bolsa de água quente para cólica é eficaz? Veja esse e outros métodos naturais para diminuir a dor

Você sabia que colocar uma bolsa de água quente alivia cólica menstrual? O sintoma é bastante frequente durante a TPM (Tensão Pré-Menstrual) e, por sorte, pode ser amenizado através dessa e outras soluções caseiras. Para quem está querendo saber o que é bom para cólica menstrual forte, o Só Delas preparou uma listinha com diversas sugestões - incluindo orientações importantes sobre como usar a bolsa de água quente para cólica menstrual.

 

Veja também: Bolsa de água quente ajuda mesmo a aliviar a cólica na TPM?

 

Você sabe o que causa cólica menstrual? 

 

Antes de continuar com as dicas sobre o que alivia cólica menstrual, vale lembrar qual o motivo da cólica na menstruação. O que causa cólica menstrual são as contrações que o útero faz para eliminar o sangue menstrual durante a menstruação. Esses espasmos da região uterina, por sua vez, são estimulados por uma substância inflamatória chamada prostaglandina (cuja produção aumenta nesse momento do ciclo menstrual). 

 

Prontinho! Tendo isso em mente, confira a seguir 5 métodos naturais e caseiros para aliviar a cólica menstrual. 

 

  1. Bolsa de água quente

 

A bolsa de água quente alivia cólica menstrual porque o calor ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e relaxar a musculatura da região. Isso faz com que os espasmos musculares uterinos sejam reduzidos e, consequentemente, a cólica também. 

 

Você pode envolver a bolsa de água morna em uma toalha umedecida e deixá-la sobre a barriga ou região lombar e, se for o caso, sobre as costas. Outra opção é tomar um banho quentinho e deixar a água batendo diretamente na área dolorida.

 

  1. Chá para cólica menstrual

 

Os chás para cólica menstrual funcionam mesmo, viu? É claro que a sua eficácia pode variar de organismo para organismo, mas, no geral, apostar em um chá para cólica menstrual só traz benefícios. Chás feitos com ingredientes anti-inflamatórios e calmantes são os mais recomendados, pois ajudam a combater os efeitos da prostaglandina. Alguns exemplos são: chá de gengibre, chá de camomila, chá de calêndula, chá de hortelã e chá de agnocasto. 

 

  1. Posições para aliviar cólica

 

Determinadas posições ajudam a aliviar a cólica menstrual porque melhoram a circulação sanguínea e contribuem para o relaxamento dos músculos da região uterina. Algumas são mais conhecidas e bastante instintivas, como a posição fetal e a posição de bruços (que ainda deixa a barriga mais quentinha e traz sensação de conforto). 

 

Enquanto outras, são menos comuns. É o caso das posições do yoga, prática milenar que pode ser uma grande aliada da mulher durante a TPM. Alguns exemplos são: a posição da esfinge (ou Ardha Bhujangasana) e a posição da criança (ou Balasana). Ouça os sinais que o seu corpo te dá e encontre a posição para aliviar cólica que mais funciona para você!

 

  1. Exercícios físicos

 

Falando em yoga, a prática de atividades físicas pode ajudar - e muito - a aliviar a cólica menstrual, assim como outros sintomas da TPM (incluindo alterações de humor e retenção de líquidos). Além de promoverem a liberação de endorfina (uma das substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar) e reduzirem os níveis de cortisol (conhecido como “hormônio do estresse”), os exercícios físicos favorecem a circulação sanguínea do corpo. 

 

Como você já deve imaginar, todos esses efeitos são muito benéficos no combate aos incômodos da TPM. Dê preferência a exercícios aeróbicos, como caminhar, correr ou andar de bike. O yoga e a meditação também são recomendados. 

 

  1. Massagem para cólica


Mais uma dica eficaz sobre como aliviar cólica menstrual é fazer uma massagem na região abdominal. Os movimentos - que devem ser suaves - amenizam a cólica ao melhorar a circulação sanguínea e diminuir a tensão muscular do local. Aproveite o momento e use um óleo corporal para tornar a massagem para cólica ainda mais prazerosa e relaxante. Faça os movimentos no sentido horário (como se fosse uma espiral) de baixo para cima e, depois, de cima para baixo.

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