Biquíni molhado: ficar com a peça o dia todo no corpo faz mal à saúde vaginal?
Biquíni molhado: ficar com a peça o dia todo no corpo faz mal à saúde vaginal?
Dica da ginecologista para evitar infecções vaginais
Nem sempre a gente sai da praia e vai direto para casa. Nessas situações, a ginecologista Bárbara Murayama recomenda alguns cuidados simples: “O ideal seria levar uma parte do biquíni extra para trocar ao sair da areia ou, se preferir, levar uma calcinha para colocar com o short. Assim, a região íntima ficará menos tempo úmida”. Além disso, a médica também indica usar roupas mais larguinhas, como saias e vestidos, para não abafar a vulva: “Evite roupas apertadas e prefira calcinhas de algodão para a região ficar arejada”.
Biquíni molhado o dia todo pode gerar doenças causadas por fungos
Segundo a médica, um hábito tão inofensivo, como passar o dia todo de biquíni ou maiô, pode ser o causador daquela coceirinha ou corrimento na sua vagina. Uma doença muito comum nessa época é a candidíase, que é um corrimento vaginal causado por fungos. “Alguns fatores, como o abafamento, uso de antibióticos e medicações com corticóides, por exemplo, podem facilitar a proliferação desses fungos”, explica.
Bárbara diz que a candidíase pode ser facilmente tratada com medicamentos antifúngicos, mas algumas mulheres que têm episódios recorrentes podem precisar de tratamento prolongado para conseguirem se livrar da infecção. Por isso, se você se encontra nesse grupo, não se esqueça de marcar uma consulta com o seu ginecologista!
Ah, e se, por acaso, você achar que sua menstruação vai chegar logo no fim de semana na praia, confira as dicas do Só Delas para ir à praia menstruada sem neuras!
Dra. Bárbara Murayama
Ginecologista
CRM 11252



