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Autoestima na menstruação: 5 dicas para você se sentir melhor

Autoestima na menstruação: 5 dicas para você se sentir melhor

Melhorar a autoestima é fundamental para o bem-estar físico e mental de qualquer mulher, mas durante a menstruação, esse processo pode ser um pouco mais difícil. As mulheres no período menstrual costumam se sentir menos seguras, confiantes, com vergonha de até deixam de fazer certas atividades por estarem menstruadas. Esses sentimentos de negação e privação afetam a forma como nos enxergamos e atribuímos valor a nós mesmas. Para te ajudar a se sentir melhor todos os dias do mês, separamos 5 dicas de como trabalhar a sua autoestima durante menstruação e a importância de se aceitar. Confira!

 

Dica 1) Esqueça os tabus e mitos que cercam a menstruação

 

O primeiro passo para melhorar a autoestima no período menstrual é esquecer todos os mitos e tabus sobre o assunto. Afinal, como se sentir segura quando as mulheres ainda veem a menstruação como algo sujo, feio e nojento? Um dos maiores motivos de insegurança em relação ao sangramento são os estigmas sociais que há anos sustentam a cultura de que menstruar é ruim. Você pode preferir mil vezes os dias em que não está menstruada (até porque sabemos que os hormônios podem fazer isso com a gente), mas isso não significa que os dias de fluxo precisam ser os piores. Procure encarar a menstruação com mais naturalidade e busque aceitar  a natureza do seu organismo. As mulheres crescem inseridas em uma cultura que sempre dificulta a forma como nos relacionamos com o nosso corpo, cria padrões de beleza opressores, impõe comportamentos e nos silencia. Que tal romper essas barreiras e se enxergar de uma forma mais positiva todos os dias do mês? 

 

Dica 2) Pratique exercícios físicos 

 

A prática de exercícios físicos está diretamente ligada ao bem estar. Mesmo que possa parecer muito difícil, procure fazer  atividades físicas durante a menstruação. O corpo em movimento distrai a mente e aumenta a sensação de prazer por causa da liberação de endorfina. Com isso, alcançamos também o equilíbrio emocional, ficamos menos estressadas, inseguras e ansiosas, melhorando a autoestima e a qualidade de vida.  Os exercícios ainda ajudam a diminuir as dores da cólica e a melhorar a circulação.  

 

Dica 3) Não deixe de fazer o que gosta por estar menstruada

 

Fazer o que gosta é fundamental para melhorar a autoestima. Abrir mão de certos prazeres na menstruação é bem frustrante e só aumenta a visão negativa que temos dela. Por isso, não deixe de fazer o que gosta por estar menstruada. Menstruar é um processo natural do corpo e não nos impede de manter uma rotina como em qualquer outro dia do mês. Não precisa desmarcar seus compromissos, a não ser que não esteja se sentindo bem. Escolha um absorvente de acordo com o seu fluxo e aja naturalmente. 

 

Dica 4) Reserve um tempo para você

 

Autoestima não significa estar alegre, feliz e super confiante e se sentindo linda todos os dias. Ela também tem a ver com respeitar o seus sentimentos e escolhas sem se sentir mal por isso. Quando estiver cansada, pare por uns minutos para descansar. Se não está disposta a fazer alguma atividade, não faça. Se prefere ficar em casa do que sair com os amigos, não saia. Reserve um tempo para você e entenda que autoestima não é estar bem o tempo todo. O importante é que você se escute e procure o que é melhor para você naquele momento. Não precisa se sentir culpada por não está disposta a fazer nada.  Às vezes, tudo o que precisamos é parar e reservar um tempo para nós mesmas. 

 

Dica 5) Aceite o seu corpo e faça as pazes com a menstruação

 

A menstruação pode não ser uma das melhores fases do ciclo menstrual. Ela tem seus desconfortos, como cólicas, dores abdominais, cansaço e medo de vazamentos, mas não é uma doença. Na verdade, menstruar significa que está tudo bem com a sua saúde. Aproveite para criar uma relação mais íntima com o seu corpo, entendendo seus ciclos e tendo mais entendimento e controle sobre ele.  Fazer as pazes com a menstruação é se aceitar como mulher. Quanto mais nos aceitamos do jeito que somos, mais a nossa autoestima se fortalece.  

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