Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Autoestima e autocuidado: porque é importante saber sobre eles

Autoestima e autocuidado: porque é importante saber sobre eles

Quando tomamos pequenas atitudes no nosso dia a dia em que nos colocamos como prioridade, estamos exercendo o autocuidado. Cuidar de si mesma é uma maneira de se conhecer, se entender, se valorizar, e, como consequência, aumentar nossa autoestima. Muitas vezes, uma rotina sem autocuidado pode ser na verdade um sintoma de baixa autoestima. Por isso, o autocuidado está diretamente ligado ao amor próprio e a imagem que construímos de nós mesmos. Você já parou para cuidar de si mesma hoje? Entenda por que o autocuidado é tão importante e como com pequenas atitudes você pode buscar ser mais gentil consigo mesma!

 

Autoestima está relacionada a saber valorizar o que há de melhor em você

 

A autoestima é a percepção que temos de nós mesmas e está diretamente ligada ao autocuidado. Esses dois pontos nos ajudam a entender o nosso valor como pessoa e são fundamentais na nossa saúde física e mental. Criar uma rotina de autocuidado envolve olhar com mais atenção para as suas necessidades, dedicar um tempo para você e buscar o que há de melhor em cada um de nós e potencializar essas qualidades. Quando nos sentimos frustradas ou desmotivadas, costumamos não prestar atenção nos nossos pontos positivos, dando espaço para sentimentos de inferioridade e autocrítica. Pare por um momento e reflita sobre o que há de melhor em você e reconheça o valor dessas características. Não espere que outras pessoas te motivem ou te elogiem para se sentir bem. Se coloque em observação e faça sempre uma auto análise como forma de se conhecer melhor. Com o tempo, você vai perceber a pessoa incrível que é. O autocuidado depende muito da motivação e só nos sentimos motivados quando desenvolvemos a autoconfiança e um sentido para nos cuidarmos, ou seja, quando reconhecemos o valor que temos.


Veja também: 5 filmes que toda mulher deveria assistir

 

Não se apegue às expectativas alheias. 

 

Costumamos valorizar bastante a opinião das outras pessoas. Aliás, muito da nossa autoimagem é baseada no que os outros pensam, falam ou dizem sobre nós. Uma crítica, um elogio, um conselho... O que vem de fora parece sempre ter mais valor e impacto na maneira como nos enxergamos. Não viva em função dos outros e não se apegue às opiniões alheias.É importante estar aberto para críticas que podem nos ajudar a crescer e a nos tornar uma pessoa melhor. Mas fique atenta aos comentários tóxicos que só têm a te prejudicar e te diminuir. Não hesite em se afastar de pessoas que te diminuam e que a convivência não te faz bem. 

 

Dedicar um tempo só para você é um exercício fundamental do autocuidado

 

Autocuidado é um exercício que exige um tempo com você mesma sem influência de outras pessoas. Por isso, dedique um tempo só para você. Se escute e descubra o que realmente gosta. Há sempre dicas sobre como praticar uma rotina de autocuidado, mas o ideal é que você escolha o que é melhor de acordo com os seus gostos. 

 

Quando você menos perceber, estará vivendo ótimas experiências, se escutando mais e, consequentemente, se conhecendo melhor. Se coloque em prioridade e entenda que você é a pessoa mais importante de sua vida. Quando temos muitas pessoas em volta, acabamos não escutando os nossos desejos, nossas vontades. 

 

Experimente o novo e saia da rotina 

 

Que tal explorar coisas novas e se permitir experiências inéditas? Sabe aquele tipo de coisa que você sempre quis fazer, mas sempre ficava inseguro por medo, receio ou falta de coragem de arriscar? Você nunca vai saber se gosta ou se é bom se não experimentar. Respeite sempre os seus limites, mas antes de dizer “não”, porque não dizer “sim” ? Você pode fazer grandes descobertas sobre seus gostos ao se permitir sair da zona de conforto, e até descobrir coisas que não gosta também. Estar aberto a mudanças e não ter medo de arriscar só te dá mais segurança na vida e em quem você é. 

 

Cuide do seu corpo e alimente-se bem

 

Cuidar do corpo não significa querer se enquadrar em um padrão de beleza.  Nosso corpo é nossa casa, é onde estamos no mundo e a maneira como o tratamos reflete na nossa saúde. O autocuidado é, acima de tudo, cuidar de nós mesma. Tenha uma boa alimentação e encontre uma atividade física que te agrade e que seja prazerosa. O Autocuidado precisa ser um exercício diário e que te dê prazer. 

 

Converse com pessoas que te façam bem 

 

Conversar com outras pessoas, se abrir e compartilhar pensamentos também é uma forma de autocuidado e é determinante na nossa autoestima. Cada pessoa que passa pela nossa vida deixa uma marca que acabamos incorporando para a nossa personalidade e, quando nos fechamos para o mundo, estamos nos fechando para trocas de experiências. Temos muito que aprender com outras pessoa, assim como também temos muito o que ensinar. Inclusive, se fechar demais pode ser um sinal de insegurança e medo de rejeição, ou seja, baixa autoestima. Por isso, se abrir para as pessoas ajuda a melhorar a nossa sociabilidade e a descobrir o que nos trava na hora de interagir com outras pessoas. 

 

A melhor rotina de autocuidado é você quem faz

 

Você pode pesquisar exemplos de rotina de autocuidado em muitos lugares mas apenas você é capaz de determinar qual a melhor para a sua vida. Algumas pessoas vão querer sair, enquanto você pode preferir ficar em casa maratonando a sua série favorita. Escute a sua mente e faça o que realmente te deixa feliz. A autoestima só se fortalece quando passamos a aceitar quem somos, com todos os defeitos e qualidades.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Saúde da mulher
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
    A Síndrome do Ovário Policístico é uma disfunção hormonal que leva ao crescimento de...
    SOP: sintomas e tratamentos da síndrome que atinge as mulheres
  • SE CUIDA!
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
    A depilação íntima faz parte da vida de muitas mulheres. Para isso, é possível encontrar...
    5 tipos de depilação feminina: prós e contras de cada método
  • SE CUIDA!
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
    Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual a diferença entre corrimento e secreção vaginal...
    Corrimento ou lubrificação feminina? Saiba diferenciar as secreções vaginais
  • SE CUIDA!
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
    A tabelinha é um método contraceptivo natural baseado na análise do ciclo menstrual....
    Tabelinha: por que o método é falho e outras opções de anticoncepcionais com mais eficácia
  • VER TODAS >