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Autocuidado: por que é importante desenvolver hábitos e focar em você

Autocuidado: por que é importante desenvolver hábitos e focar em você

Você tem hábitos de autocuidado? Já parou para cuidar de si mesma hoje? Desenvolver hábitos que focam em nós mesmas é algo muito importante para a nossa saúde mental. E não é preciso mudar toda a sua rotina e realizar programas apenas para isso. O self-care também pode estar em nas pequenas atividades do dia que nos ajudam a entender mais sobre nós mesmas e nossos limites. Reservar um tempinho do seu dia já pode fazer toda a diferença nesse sentido. E já vamos desconstruindo um tabu: focar em si mesma não é uma questão de egoísmo. O autocuidado está relacionado a amor próprio e pode afetar a sua saúde física, emocional e mental. Que tal começar a praticar o self-care? Entenda mais por que ele é tão importante e como você pode desenvolvê-lo.

 

Por que ter autocuidado?

 

Quando desenvolvemos hábitos apenas para nós e olhamos com mais atenção para as nossas necessidades, mostramos para a nossa mente e corpo que somos amados. O cuidado essencialmente envolve carinho e afeto e quem não gosta desses dois? Além disso, o autocuidado faz com que a gente esteja com a saúde mental mais preparada para situações adversas, sendo um bom aliado contra a ansiedade. Ter autocuidado ainda é muito importante porque ele nos torna capazes de ajudar os outros. Afinal, antes de desenvolver um olhar para o outro, precisamos estar bem com nós mesmos.

 

Autocuidado e autoestima estão lado a lado

 

Autoestima é uma avaliação que fazemos de nós mesmos. Todos os dias ela pode estar um pouquinho diferente. Para as mulheres, isso também pode variar de acordo com o momento do ciclo menstrual. Contudo, de uma forma geral, a autoestima é aquela vozinha dizendo para a gente que acordamos com o cabelo maravilhoso hoje ou que o nosso rosto está com uma enorme espinha - que nem é tão grande assim. O que importa é que a autoestima está diretamente relacionada ao autocuidado. Quanto mais self-care temos, mais essa avaliação própria fica melhor, assim como a autoconfiança. Tudo porque o cuidado faz com que, mesmo que indiretamente, seja criada uma estima maior de si mesmo, sabendo bem do que se é capaz, assim como aceitando seus defeitos e limitações.

 

Autocuidado: dicas de como praticá-lo na rotina

 

Uma pequena forma de praticar o autocuidado é ter um olhar mais atento e carinhoso com você. Em outras palavras: entender o que você quer fazer. O que te faz bem, o que você faz quando quer levantar sua autoestima? Para algumas pessoas, isso pode ser ler um bom livro ou reservar um tempinho para se dedicar à maratona da sua série favorita. Pense bem no que te traz felicidade e coloque esse self-care no seu dia a dia com uma maior frequência, como um primeiro passo para uma rotina de autocuidado. 

 

1) Aprenda a dizer não: Essa é provavelmente a dica mais valiosa porque às vezes nos cobramos para fazer tudo o que foi proposto ou não queremos negar um amigo. Mas, pode acreditar que, se você estiver precisando de um tempo sozinho ou acredite que seja uma situação que não te faça bem, dizer não é a melhor alternativa.

 

2) Defina prioridades: Você pode fazer isso sempre que acordar ou tiver um tempo livre. Anote tudo o que precisa ser feito (de uma forma realista, pensando no seu tempo) e não se esqueça de incluir pausas e momentos para você distrair um pouco a mente das responsabilidades.

 

3) Cercar-se de pessoas com boas vibrações e boas energias: Sabe como existem pessoas que podem ser um pouco tóxicas? Aquele que se diz “amigo”, mas está sempre criticando suas decisões ou, mesmo inconscientemente, te colocando para baixo. Relações tóxicas não fazem bem para a saúde mental. Evitá-las está naquele cuidado de entender o que é melhor para você e, assim, dizer não para essa “amizade”. Procure ter por perto os amigos que realmente te fazem bem e trazer o melhor de você.

 

4) Alimentar-se bem e praticar exercícios físicos com regularidade: Essas duas atividades fazem com que o organismo produza hormônios que proporcionam uma sensação de prazer, alívio e bem-estar. Quando comemos bem, estamos ingerindo aqueles nutrientes-chave para fazer o corpo ficar mais limpo e saudável. Se isso for acompanhado das atividades físicas, pode acreditar que em pouquíssimo tempo você já estará se sentindo melhor consigo mesma.

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