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Atriz Mel Maia dá dicas de cuidados para se ter durante a menstruação

Atriz Mel Maia dá dicas de cuidados para se ter durante a menstruação

Toda garota sabe da importância de cuidar da saúde íntima em todos os dias do ciclo menstrual. Nos dias menstruada, então, os cuidados devem ser redobrados. Nós conversamos com Mel Maia, atriz e embaixadora SEMPRE LIVRE®, sobre os cuidados que ela não abre mão durante o período menstrual e aproveitamos para pegar algumas dicas que também podem te ajudar a encarar os dias menstruada muito melhor e sem precisar alterar em nada a sua rotina.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por MEL MAIA (@melissamelmaia) em

 

Fazer a higiene na região íntima e respeitar o tempo de troca do absorvente 

 

Higiene íntima e a troca de absorventes no tempo indicado são dois dos cuidados mais importantes durante o período menstrual. Para a atriz e embaixadora SEMPRE LIVRE®, Mel Maia, não poderia ser diferente. Ela nos contou que durante a menstruação não abre mão de se sentir confortável, limpa e fresca. “Uso um sabonete líquido neutro para higiene íntima e não deixo NUNCA de realizar a troca do absorvente a cada 3 - 4 horas no máximo”.  e cuidados são essenciais para manter a saúde íntima em dia e livre de infecções. 

 

A adolescente também compartilhou que prefere usar roupas mais soltas e menos justas nos dias da menstruação para evitar o abafamento da região íntima, principalmente durante o verão.” Sempre uso roupas mais frescas, mais leves, calcinhas mais confortáveis”,  Assim como em todo nosso corpo, a região genital também possui glândulas de suor. Roupas muito apertadas prejudicam a ventilação local e aumentam os riscos para a proliferação de fungos e até infecções. Invista em roupas mais largas e na hora de comprar calcinhas novas, escolha as peças feitas de algodão ou tecidos mais naturais. Elas melhoras a transpiração e são bem mais confortáveis  por conta da superfície macia e por causar menos atrito com a pele.

 

Fazer exercícios físicos ajuda a diminuir os sintomas incômodos da menstruação e a melhorar a qualidade de vida

 

Uma rotina de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde e corpo de qualquer pessoa. Durante a menstruação, então, as vantagens são ainda maiores. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ficar menstruada não é empecilho para parar de se exercitar. Ao contrário, se exercitar nos dias da menstruação ajuda a aliviar os sintomas mais incômodos como cólicas, inchaço, dores abdominais, cansaço  e retenção de líquido. Isso porque, ao fazer atividades físicas, os músculos do nosso corpo são estimulados a produzirem hormônios que têm funções analgesicas. É assim a Mel Maia pensa. Para a adolescente, estar menstruada não altera em nada a sua rotina de treinos. “A minha rotina não muda. Me sinto até melhor e menos inchada mantendo a minha prática diária de exercícios”. 

Além de diminuir os sintomas da TPM, a prática de esportes estimula a produção de endorfina endorfina e serotonina, os dois hormônios conhecidos como do prazer e bem-estar. Isso é muito bom para as mulheres que se sentem menos dispostas e sofrem de alterações emocionais no período menstrual, como ansiedade e irritabilidade. Um corpo em movimento contribui para a qualidade de vida e dá mais disposição. 

Mesmo com tantos benefícios, é importante prestar atenção com o limite do seu corpo. Sempre que se sentir indisposta, não hesite em parar por uns minutos e dar uma respirada. Uma sugestão é optar por exercícios mais leves, principalmente os aeróbicos como caminhadas, corridas e alongamento. 

 

Hábitos alimentares podem influenciar na intensidade das cólica

 

Pode não parecer, mas nossos hábitos alimentares também podem influenciar em como nos sentimos no período menstrual. Por isso, é importante ficar atenta com os alimentos que ingerimos nessa fase do ciclo. 

Mel Maia comenta que quando está menstruada, não há nenhuma grande alteração na sua alimentação, mas faz questão de beber bastante água e evita comer “besteiras”, como  frituras, alimentos industrializados e excesso de açúcar. “Assim me sinto super bem e sem aquele inchaço”, relata. Por isso, priorize alimentos mais naturais e deixe os ultra industrializados de lado. Esses alimentos, no geral, são ricos em sódio, que aumenta a absorção de líquido pelo corpo e, consequentemente, cause uma sensação de inchaço. 

 

para as cólicas, o ideal  é evitar alimentos que aumentem o fator inflamatório do corpo, como frituras, açúcar e cafeína. Aliás, a cafeína aumenta liberação de prostaglandina, substância responsável pela dor da cólica. Já alimentos ricos em Ômega 3 têm propriedades anti-inflamatórias e ajudam a reduzir os sintomas. Se mesmo assim se as dores persistirem, a atriz também tem outra sugestão: “Eu uso uma bolsinha de água quente, que costuma aliviar bastante”. Fica a dica. 

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