Até que idade é normal não menstruar?
Até que idade é normal não menstruar?
Ausência da menstruação após os 14 anos é causado por um distúrbio chamado amenorreia primária
A ausência da menstruação em meninas que nunca menstruaram é conhecida como amenorreia primária. Este distúrbio de amadurecimento é caracterizado pela ausência da menarca em meninas que após 14 anos ainda não menstruaram e não desenvolveram características sexuais secundárias (mamas, pelos nas axilas e no púbis) ou após os 16 anos que não menstruaram, mas tiveram o desenvolvimento adequado desses caracteres.
Em ambos os casos, os pais devem levar a adolescente ao ginecologista para investigar a causas de histórico familiar, estilo de vida ou razões anatômicas da amenorreia. O médico pode fazer perguntas sobre as seguintes condições:
- Histórico de saúde da família;
- Dor no baixo ventre;
- Prática intensa exercícios físicos, o que pode ser comum para adolescentes atletas;
- Possibilidade de distúrbios alimentares;
- Radioterapia ou quimioterapia;
- Traumas e cirurgias.
No exame físico, o médico vai investigar a presença de anomalias genitais, imperfuração do hímen ou septo vaginal, nódulos inguinais, hirsutismo, acne, volumes uterinos e ovarianos, comprimento da vagina, entre outros pontos. Em seguida, ele pode solicitar exames de dosagem hormonal. De acordo com a ginecologista, o tratamento vai depender da causa do atraso puberal e é muito importante para o desenvolvimento físico e psíquico do adolescente.
Hímen imperfurado pode ser a causa da ausência da menstruação
Outra possível causa da ausência de menstruação durante a puberdade é o tipo de hímen da menina, uma pequena membrana que cobre parcialmente a entrada da vagina e que normalmente é rompido quando a mulher inicia a vida sexual. No entanto, há um tipo bem raro de hímen imperfurado que, ainda na puberdade, impede a passagem do fluxo menstrual, mantendo-o retido na vagina e causando a ausência da menarca. Esta condição pode provocar dor abdominal intensa, dificuldade para urinar e dor para defecar na adolescente. Além disso, há um grande risco de desenvolver uma infecção uterina, já que todo o sangue menstrual está acumulado no útero. O diagnóstico cedo é muito importante e a paciente precisará passar por um simples procedimento cirúrgico para retirar o hímen.
Quando se preocupar e buscar ajuda de um médico
A ausência da menstruação na adolescência deve ser uma preocupação. Os pais precisam estar atentos principalmente à três situações:
- Quando a menina já completou 14 anos, mas ainda não desenvolveu características sexuais secundárias, como pelos pubianos e mamas;
- Quando a menina já completou 16 anos, já desenvolveu as mamas e possui pelos pubianos, mas ainda não menstruou;
- Quando a menina já completou 16 anos, ainda não menstruou e não desenvolveu caracteres sexuais.
Em todos esses casos, buscar ajuda de um pediatra, endocrinologista ou ginecologista é fundamental para investigar o que pode ter atrasado o desenvolvimento desta adolescente. Existem diversas causas para isso acontecer: hímen imperfurado, alterações genéticas, tumores, hipotireoidismo, entre outros. A avaliação médica é fundamental para encontrar um tratamento adequado para a menina.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Livia Migowski, ginecologista e obstetra da Perinatal
CRM: 52.90682-4



