Ardência no clitóris é normal? Veja quais são as possíveis causas
Ardência no clitóris é normal? Veja quais são as possíveis causas
PRODUTO Relacionado
.jpg)
Saiba quais as causas de ardência no clitóris e como acabar com o desconforto.
1. Inflamação local pode causar dor e ardência no clitóris
Inflamação no clitóris é a causa mais recorrente de ardência no órgão. O problema pode ter relação com infecções vaginais, como a candidíase, vaginose bacteriana, herpes genital ou tricomoníase. Todos os exemplos citados são provocados pela proliferação de microrganismos na região íntima, alterando a flora vaginal e o pH da vagina. Na vulva, essas infecções desencadeiam inflamações nas mucosas da área, ocasionando sintomas como coceira, vermelhidão e ardência no clitoris e nos grandes e pequenos lábios.
Além das infecções genitais, outra causa comum de inflamação no clitóris é o uso de calcinhas e roupas muito apertadas, como calças e shorts. O atrito dessas peças na região causa irritação local, deixando a área sensibilizada. As roupas justas também deixam a vulva mais abafada, favorecendo o aumento de fungos e bactérias na região íntima, resultando em infecções vaginais. Como prevenção, você pode evitar usar calcinhas muito apertadas e calças e shorts justos. Dê preferência a peças mais soltas que não ficam encostando diretamente no clitóris durante o uso. Além disso, as calcinhas de algodão são a melhor opção, já que são fabricadas a partir de um tecido natural e que permite a ventilação da região.
2. Alergias e produtos químicos na região íntima causam coceira e ardência no clitóris
Reações alérgicas também podem deixar o clitoris ardendo. Geralmente, o quadro ocorre devido o uso de substâncias ou produtos incompatíveis com a região íntima, como sabonetes para o corpo, papel higiênico com fragrância, lenços umedecidos, entre outros. As alergias na vulva aumentam a sensibilidade no local e também manifestam sintomas como coceira, vermelhidão, corrimentos e dor.
Certos hábitos na higiene íntima também contribuem para a ardência no clitóris. Lavar a vulva com movimentos bruscos e usar chuveirinho com jato de água forte são algumas atitudes que deixam o órgão mais sensibilizado. O ideal é que qualquer toque no clitóris seja feito de forma cuidadosa e com produtos indicados para a região íntima.
3. Vulvodínia provoca ardência e sensibilidade no clitóris
A vulvodínia é uma doença responsável por causar ardência e dor em pontos da vulva, como clitóris e lábios vaginais. Os sintomas se intensificam durante a relação sexual, mas podem surgir de forma espontânea e se tornar um grande incômodo no dia-a-dia.
As causas para a vulvodínia não são totalmente esclarecidas, mas podem estar relacionadas com predisposição genética, candidíase de repetição e maior sensibilidade à dor. Os principais sintomas são ardência na região íntima, vermelhidão, coceira e sensação de calor.
A vulvodínia não tem cura, mas possui tratamento com foco em reduzir os sintomas. Para isso, o ginecologista pode receitar medicamentos anti-inflamatórios, analgésicos e/ou pomadas e cremes de aplicação local.
Sentir ardência no clitóris após o sexo é normal?
O clitóris é um órgão que possui cerca de 8 mil terminações nervosas. Sua função é aumentar o prazer durante o sexo e por isso, o contato íntimo é um ótimo momento para estimular o órgão. No entanto, devido a sua sensibilidade e ao fato de que ele se dilata como resposta a excitação, existem casos em que o clitóris fica dolorido e ardendo após a relação sexual. Isso pode acontecer quando o sexo é muito intenso ou feito com movimentos bruscos, deixando a região inchada e sensibilizada. O mesmo pode acontecer com o uso de ítens como sugador clitoriano ou outros estimuladores sexuais.
A sensação de queimação no clitóris ainda pode ser resultado da baixa lubrificação. A secura vaginal aumenta o atrito durante a relação e deixa a área do clitóris mais dolorida e irritada.
Consulte um ginecologista sempre que notar o clitóris ardendo, inchado ou dolorido. Um diagnóstico preciso e tratamento adequado ajudam a reduzir o desconforto e evitar futuras complicações.
PRODUTOS Relacionado
.jpg)



