Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Ardência depois da relação: ao urinar você sente incômodo? Veja o que pode ser

Ardência depois da relação: ao urinar você sente incômodo? Veja o que pode ser

Sentir uma ardência depois da relação sexual ao urinar é uma queixa mais comum do que se imagina. Contudo, esse tipo de desconforto não é normal e precisa ser investigado. Normalmente, o problema tem relação com um quadro de baixa lubrificação, condição que aumenta o atrito do pênis no canal vaginal e deixa a região mais dolorida. Em outras circunstâncias, a ardência após a relação sexual também pode ser um sinal de irritação, inflamação ou lesão no colo do útero ou na mucosa da vagina, alergias e infecções genitais e urinárias.

 

Saiba mais sobre as principais causas de ardência ao urinar após a relação sexual e como resolver a questão. 

 

 

Ardência ao urinar depois da relação costuma ser indício de baixa lubrificação e secura vaginal 

 

É comum sentir uma leve ardência após a relação sexual, principalmente quando a mulher não apresenta uma lubrificação adequada. A lubrificação vaginal é um mecanismo do corpo feminino que torna a penetração menos agressiva, reduzindo o atrito do pênis com a vagina. Quando ela é produzida em baixa quantidade, a fricção dos órgãos durante o ato sexual é maior, o que pode resultar em pequenas fissuras na mucosa e deixar a região íntima mais sensível. Como a urina é ácida, a mulher também pode sentir uma sensação de queimação ao ir ao banheiro logo depois do sexo. 

 

A secura vaginal durante o sexo pode ser causada por diversos motivos. Um deles é o baixo estímulo sexual. A lubrificação é uma resposta à excitação, logo a mulher precisa estar envolvida com o(a) parceiro(a) durante o contato íntimo para produzi-la. Entretanto, não é sempre que a falta de libido compromete a lubrificação vaginal. Alterações hormonais, como hipoestrogenismo, favorecem quadros de ressecamento vaginal. A condição ocorre quando os níveis de estrogênio no organismo estão muito abaixo do normal, o que prejudica a produção de lubrificação, causando dor na hora do sexo e ardência logo após. O hipoestrogenismo ainda pode levar a ocorrência de sangramento depois da relação por conta do atrito do pênis com a vagina. 

 

 

Traumas ou pequenos cortes na mucosa da região íntima provocam ardência e sangramento após a relação 

 

Ardência e sangramento após o sexo podem ser resultado da presença de lesões na paredes vaginais. A mucosa do órgão sexual feminino é muito sensível, logo, quando os movimentos durante a relação são feitos de forma intensa e brusca, há riscos da mulher ficar com fissura após o contato íntimo. Não é à toa que o próprio organismo produz lubrificação para  facilitar o momento da penetração e torná-la mais prazerosa e menos dolorida para a mulher. 

 

Além da sensação de queimação na vagina, a mulher também pode ter leves sangramentos. Por isso, a recomendação é ficar atenta a qualquer desconforto durante a relação sexual. Sangramentos e ardência ao final do sexo podem evoluir para lesões mais graves que favorecem infecções na região íntima mais sérias. 

 

 

Ardência ao urinar depois da relação podem revelar infecções no trato urinário e genital 

 

Ardência ao urinar após o sexo pode ser um alerta para infecções cervicais. As principais são as infecções urinárias e vaginais, como a cistite, herpes e candidíase. Os três quadros provocam uma irritação na região íntima que fica ainda mais intensa devido ao contato sexual. A cistite, por sua vez, pode deixar a urina mais ácida, aumentando ainda mais a queimação ao fazer xixi. 

 

No entanto, a ardência ao urinar causada por infecções vaginais e urinárias não fica restrita apenas após a relação. A sensação tende a surgir também em outros momentos do dia e acompanhada de outros sintomas característicos. Sendo assim, se você sentir ardência ao urinar com frequência, a causa certamente está associada a infecções na região íntima. 

 

Por fim, certas IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) também causam ardência ao urinar após o sexo. A mais comum é a herpes genital, que provoca lesões na pele e na mucosa da vagina. A ardência é causada pelo contato da urina com as feridas. Junto com a herpes, o cancro mole é outra possível causa de queimação na região íntima depois da relação. A doença provoca lesões genitais dolorosas que causam desconforto durante e após o ato sexual. 

 

 

Ardência ao urinar após o sexo: veja como tratar 

 

O primeiro passo para tratar a ardência ao urinar depois da relação é observar os sintomas e descobrir a verdadeira causa. Para isso, o ideal é procurar ajuda de um(a) ginecologista. Ao suspeitar de uma infecção ou irritação local, o profissional vai solicitar testes complementares, como o exame preventivo. 

 

Quando o problema é causado pela falta de lubrificação, a alternativa é encontrar uma maneira de aumentar sua produção. O médico pode indicar o uso de lubrificantes artificiais, creme ou gel vaginal ou investir em práticas que favoreçam o estímulo sexual. 

 

Se a ardência ao urinar após a relação sexual é resultado de infecções, lesões e inflamações, o quadro é tratado de acordo com a causa. Quando existe a suspeita de que o incômodo seja uma alergia, o indicado é suspender o agente causador da reação. Muitas mulheres não percebem, mas podem ser alérgicas ao látex da camisinha masculina. Como efeito, costumam sentir ardência durante a depois do contato íntimo. A recomendação, nesses casos, é investir em preservativos que sejam feitos com outros materiais, como o poliuretano. 

 

Ao perceber qualquer incômodo durante ou após o sexo, não deixe de consultar um ginecologista.

 

PRODUTOS
Relacionado

CAREFREE® TodoDia
CAREFREE® TodoDia

semprelivre_bottom1_dance_new

  • VOCÊ SABIA?
    Ih, choveu! Veja ideias do que fazer para se divertir com as amigas mesmo dentro de casa
    Tem dias que a gente combina de sair com as amigas, mas a previsão do tempo não colabora..
  • VOCÊ SABIA?
    6 coisas que você precisa saber antes de viajar com seus amigos
    Fazer uma viagem acompanhada de amigos é uma das melhores coisas da vida! Se divertir, pa..
  • VOCÊ SABIA?
    4 coisas que passam pela sua cabeça antes de chegar ao primeiro encontro
    Por mais que a gente seja confiante, o primeiro encontro com o carinha interessante sempre..
  • VOCÊ SABIA?
    Vai passar o dia na praia? Veja o que levar na bolsa!
    No verão, tudo o que a gente mais quer é relaxar, se divertir e ficar com aquele bronzea..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >