Ardência ao urinar e outros sintomas que podem significar uma infecção urinária no verão
Ardência ao urinar e outros sintomas que podem significar uma infecção urinária no verão
PRODUTO Relacionado

Ardência ao urinar é o sintoma mais comum da infecção urinária
A infecção urinária é causada pela proliferação de bactérias no trato urinário, atingindo órgãos como uretra, bexiga e rins e seu principal sintoma é a aderência ao urinar. Uma das principais causas para o problema são higiene inadequada e retenção da urina. Normalmente, esses microorganismos migram da vagina até o canal uretral, levando à infecção e à ardência ao urinar. Ela é muito mais comum nas mulheres do que nos homens, pois a uretra feminina é muito mais curta que a masculina. Ela também pode ser causada pela migração de bactérias presentes no intestino e que saem por meio das fezes. Além disso, a vagina e o ânus são mais próximos, facilitando a entrada de agentes infecciosos no canal urinário.
A infecção urinária não chega a ser uma DST, mas pode ter origem no sexo. Isso acontece porque a relação sexual facilita que algumas bactérias cheguem às vias urinárias. Prender a urina durante ou depois do sexo também aumenta as chances de infecção, por isso, o ideal é evitar ter relações sexuais com a bexiga cheia e sempre urinar ao terminar. Muitos microrganismos não resistem à acidez do xixi e são logo eliminados. O hábito ainda ajuda a limpar a uretra.
Conheça os principais sintomas da infecção urinária
Ardência ao urinar
É o sintoma mais comum de todos. Ele surge quando a infecção ainda está se desenvolvendo. O tratamento é simples e pode ser feito com uso de antibiótico ou apenas com o aumento da ingestão de água, dependendo da gravidade. Outro ponto importante é evitar fazer uso de bebidas alcoólicas.
Maior frequência urinária
A constante vontade de fazer xixi é outro sinal de alerta para infecção urinária. Ela vem acompanhada da sensação de bexiga pesada que não cessa mesmo após a ida ao banheiro. Isso acontece devido a irritação da bexiga, o que deixa a impressão de que ela está sempre cheia.
Incontinência urinária
Além da vontade de ir ao banheiro com frequência, a infecção urinária também pode causar incontinência. Por conta da inflamação na bexiga, a pessoa acaba não conseguindo controlar o xixi e urinando involuntariamente. Em alguns casos até sem perceber.
Sangue na urina
Sangue na urina costuma deixar as pessoas assustadas, mas pode ser apenas um indicativo de infecção urinária. Ela é sempre acompanhada de outros sintomas característicos, como ardência ao urinar. O sangue não costuma ser abundante e é causado pela irritação da bexiga e da uretra.
Dores pélvicas e no abdômen
A infecção urinária pode causar dores pélvicas, abdominais, como baixo ventre e na bexiga, e até região genital. Já nos casos de pielonefrite, quadro em que a infecção urinária chegou aos rins, ela pode originar dores nas costas, bem na lombar.
Febre, vômito e náuseas
Náuseas, febre e vômitos são sintomas comuns nos quadros de infecção no geral, pois o sistema imunológico está mais enfraquecido. Na urinária, eles surgem quando o problema já está bem avançado e costumam ser mais intensos. A febre, por exemplo, é acima de 38°C e as náuseas são quase sempre acompanhadas de vômitos. Também é possível sentir perda de apetite.
Cheiro forte na urina
O xixi já tem um cheiro característico, mas que só sentimos um tempo depois. Nos casos de infecção urinária, a urina fica com um odor forte, pois a concentração de ureia é bem maior. Quanto mais concentrada for a urina, menos água ela tem em sua concentração.
Verão é a estação com maior incidência de infecção urinária
O verão é a estação mais quente do ano, mas alguns hábitos adquiridos durante essa temporada de calor aumentam as chances de infecção urinária. Beber pouca água, ficar muito tempo com roupas de banho molhadas e não usar papel higiênico são as principais causas. Esses fatores levam ao desequilíbrio da flora vaginal.
A hidratação é a principal aliada no funcionamento do sistema urinário e no controle de toxinas na urina. O ideal, é que nosso xixi seja composto por pelo menos 95% de água, 2% de ureia e os 3% restantes seja resíduos de substâncias e sais minerais que precisam ser expelidos do corpo. Quanto menos água bebemos, maior a concentração de toxinas na bexiga. A transpiração também aumenta a perda de líquido do organismo, diminuindo a quantidade de urina.
Veja como tratar a ardência ao urinar e a infecção urinária
A infecção urinária é mais comum do que se imagina e costuma ter um tratamento simples. O primeiro passo é consultar um urologista para ter certeza e noção do nível do problema. Cada caso deve ser avaliado individualmente por um médico, mas, na maioria das vezes o tratamento é feito com antibiótico. Também é recomendado beber bastante água, pois o líquido aumenta a hidratação do organismo e ajuda a diluir a urina. Isso facilita a eliminação das bactérias pela urina.
Algumas receitas caseiras e frutas são grandes aliadas no tratamento da infecção urinária. Cranberry e mirtilo possuem propriedades que dificultam o crescimento das bactérias e enfraquecem a sua ação no trato urinário. Chá de manjericão e chá de aroeira tem ação anti-inflamatória e podem ser usado em forma de banho de assento. Basta despejar o chá em uma bacia e sentar por uns minutos. Já o chá de carqueja é um poderoso diurético e ajuda limpar as vias urinárias.
A infecção urinária não é grave, mas se não for tratada gera complicações. A mais recorrente é quando ela chega aos rins, o que pode fazer com que as bactérias cheguem à corrente sanguínea e causem uma infecção generalizada. Ela também pode levar ao surgimento de abscessos nos rins e comprometer o seu funcionamento.
PRODUTOS Relacionado




