Ardência ao urinar acompanhada de dor. O que pode ser?
Ardência ao urinar acompanhada de dor. O que pode ser?
Ardência ao urinar pode indicar uma infecção urinária ou vaginal
Segundo a médica, ardência ao urinar é um sintoma clássico de infecção. “Pode ser sinal de infecção urinária, como também pode ser sinal de alguma irritação ou infecção genital”, diz. A infecção no sistema urinário pode ocorrer em três órgãos: bexiga, rins ou na uretra. A mais comum ocorre na bexiga e é chamada de cistite, muito comum em meninas desde a infância até a vida adulta.
O ginecologista deve avaliar o quadro e recomendar exames
Ao perceber uma ardência ao urinar, acompanhada de dor e sangue, procure um ginecologista para fazer uma avaliação. Durante a consulta, a médica vai entender melhor quais são os sintomas da paciente, há quanto tempo ela está com ardência, quando a ardência acontece e se vem acompanhada de outros sintomas como febre, mal-estar, corrimento e dor pélvica. “Vamos examinar a paciente com exame ginecológico completo e talvez sejam necessários exames complementares como exame de urina, talvez ultrassom”, diz a médica. Mais uma recomendação, segundo a especialista, é sempre estar protegida com o uso do preservativo, em todas as relações sexuais.
Após o diagnóstico, qual é o tratamento adequado?
O tratamento depende do que foi diagnosticado. Se for uma infecção urinária o tratamento será com antibiótico específico, se for irritação ou infecção genital vai depender de cada caso, mas pode passar por medicamentos orais, cremes vaginais, mudanças de hábito, entre outros. Além disso, a ginecologista diz que algumas medidas podem ser necessárias para evitar a repetição dessa complicação: “Beber bastante água ao longo do dia, não segurar o xixi, manter a região íntima com higiene adequada, urinar sempre logo após o ato sexual, prestar atenção ao seu corpo e a qualquer sinal de alteração procurar a gineco para avaliação e independente disso, manter visitar periódicas a ginecologista”, recomenda Bárbara.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dra. Bárbara Murayama - Ginecologista
CRM: 112527



