Aproveite suas férias para ir ao ginecologista e colocar os exames em dia
Aproveite suas férias para ir ao ginecologista e colocar os exames em dia
PRODUTO Relacionado

Exame preventivo
O exame preventivo, também conhecido como papanicolau, é uma simples coleta do colo do útero através da introdução de um instrumento - o espéculo - na vagina. Por mais que esta descrição possa parecer assustadora, o exame é rápido e muito tranquilo. Segundo a ginecologista Flávia Fairbanks, o preventivo é muito importante principalmente para as mulheres sexualmente ativas: “Nele é possível diagnosticar câncer de colo uterino, neoplasias intraepiteliais cervicais, e também doenças sexualmente transmissíveis como tricomoníase e gonorréia”, explica.
Ultrassonografia pélvica e transvaginal
A ultrassonografia pélvica e transvaginal é feita em laboratório, diferente do preventivo, que é feito no consultório médico. Estes exames detectam problemas no ovário, avaliam a parede uterina e ajudam a identificar possíveis alterações no órgão. “É recomendável sempre que houver alguma alteração no exame físico ou na investigação complementar das irregularidades menstruais e disfunções hormonais”, indica a ginecologista.
Exame de sangue e dosagem hormonal
O exame de sangue é um clássico, mas a dosagem hormonal também é importante para avaliar se os componentes e nutrientes do sangue estão normais e checar também as alterações hormonais. Isso facilita muito um possível tratamento precoce!
De acordo com a médica, os principais são o TSH e T4 livre, que vão identificar alterações nos hormônios tireoidianos. “Outros testes como de glicemia, colesterol total e suas frações, triglicerídeos, creatina (avaliação da função renal), TGO e TGP (avaliação da função hepática) e hemograma completo também devem ser realizados de acordo com o caso da paciente”, diz.
Dra. Flávia Fairbanks - Ginecologista do Hospital das Clínicas da USP e da Clínica FemCare - CRM: 93879/SP
PRODUTOS Relacionado




