Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Aparelho reprodutor feminino e a menstruação: veja como ela acontece dentro do seu corpo

Aparelho reprodutor feminino e a menstruação: veja como ela acontece dentro do seu corpo

O aparelho reprodutor feminino é o conjunto de órgão responsáveis pelo ciclo reprodutivo da mulher. Ele é formado pela vagina, vulva, ovários, tubas uterinas e útero e está localizado no interior da cavidade pélvica. Todos os meses, o corpo libera um óvulo, células sexuais femininas, que ao ser fecundado por um espermatozóide, dá origem a um embrião. Caso a gestação não aconteça, a parede interna do útero começa a descamar e é eliminada como forma de menstruação. Quer entender mais sobre esse processo? Nós montamos um infográfico para explicar a relação entre menstruação e aparelho reprodutor e tudo o que você precisa saber sobre ele.

 

 

Os órgãos do aparelho reprodutor

 

Para entender melhor como a menstruação acontece no aparelho reprodutor feminino, é preciso saber mais sobre os órgãos ligados à ele:

 

Veja também: Conheça todas as partes da região íntima e quais cuidados são necessários

 

  • Ovários são responsáveis pela produção dos óvulos e hormônios 

 

Toda mulher tem dois ovários, um do lado direito e outro do lado esquerdo. Eles são pequenos, têm em média  2 a 5 cm de comprimento e 1,5 a 3 cm de largura, quase do tamanho de uma azeitona. Suas funções incluem a produção dos hormônios sexuais femininos, estrogênio e progesterona, e é onde os óvulos se desenvolvem e ficam armazenados. A mulher já nasce com uma quantidade de óvulos que vão ser liberados ao longo da vida fértil. 

 

A primeira fase do ciclo menstrual é chamada de fase folicular e dura de 12 a 14 dias. Durante esse tempo, os folículos ovarianos começam a se desenvolver por conta do aumento da a produção do hormônio folículo estimulante (FSH). São nos folículos que os óvulos estão sendo produzidos juntos com o estrogênio. Apenas um óvulo consegue ficar maduro o suficiente para ser liberado e, quando as taxas de estrogênio alcançam um pico, um dos ovários libera um óvulo para ser fecundado

 

  • Tubas uterinas são o caminho do óvulo até o útero

 

As tubas uterinas, ou trompas de falópio, são dois canais ligados aos ovários que fazem o caminho do óvulo até o útero. É nas tubas que acontece a fecundação com o espermatozóide. Na fase lútea, logo após a ovulação, as taxas de estrogênio começam a cair, enquanto os folículos ovarianos aumentam a produção de progesterona. Quando o óvulo é fecundado, as trompas empurram a célula-ovo para o útero, que já está preparado para receber o embrião. Mas quando isso não acontece, as trompas encaminham somente o óvulo, que se desintegra e é expulso do corpo. 

 

  • Útero é a casa do embrião e onde a menstruação acontece 

 

O útero é o órgão onde o embrião se desenvolve. Após a ovulação, o útero começa a produzir uma camada espessa, que recebe o nome de endométrio. É no endométrio que o embrião gruda quando chega no útero. Na gravidez, ele se expande e seu volume pode chegar ao volume de até cinco litros. 

 

Caso a mulher não fique grávida, o óvulo chega até o útero mas se desintegra em seguida. Nos ovários, os folículos ovarianos vão encolhendo e as taxas de estrogênio e progesterona também. A progesterona é o que estimula o endométrio para tornar o útero o melhor lugar para o embrião. Sem gravidez, ele e começa a descamar, dando início a menstruação. 

 

  • A vagina faz a comunicação entre a vulva e o útero 

 

A vagina é o canal que comunica o útero e a vulva. Além de ser o caminho pelo qual os espermatozóides entram no corpo da mulher, ela também é o caminho de saída do fluxo da menstruação,  do parto e onde acontece a penetração. A sua parte interna é cheia de glândulas que produzem muco e lubrificam a região durante a relação sexual. Outra curiosidade sobre a vagina é que ela capaz de se limpar sozinha. Ao longo do ciclo menstrual, a vagina vai mudando por causa das alterações hormonais. No meio do ciclo, período em que ocorre a ovulação, o seu tecido fica mais espesso e cheio e o seu pH fica menos ácido. Já na menstruação, a vagina fica mais sensível e pode causar incômodo. 


 

Aparelho reprodutor feminino regula o ciclo menstrual a partir das oscilações hormonais 

 

O aparelho reprodutor feminino é responsável produção dos dois hormônios sexuais femininos, estrogênio e progesterona, e dos óvulos. Com a chegada da menarca, o corpo da menina passa a trabalhar em função do ciclo menstrual. Todos os seus processos são marcados por oscilações hormonais que trabalham para preparar o organismo para uma possível gravidez. Por exemplo, durante a ovulação, a produção de estrogênio está bem alta enquanto a progesterona está mais baixa. Essa é a fase em que a mulher está mais fértil, ou seja, tem maiores chances de engravidar. Já quase no final do ciclo, quem aumenta é a progesterona, enquanto o estrogênio cai bastante. Isso acontece para estimular a descamação do endométrio, que é expulso em forma de menstruação. No período menstrual, início de um novo ciclo, ambos os níveis hormonais caem muito, fazendo o corpo entender que está na hora de liberar o endométrio. Logo depois, os hormônios voltam oscilar de novo, afinal, é o início de um novo ciclo e mais uma vez o organismo está se preparando para uma gravidez.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Quiz
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
    As ISTs são um grupo de infecções que têm como principal via de transmissão o sexo. Elas...
    Você conhece as principais ISTs? Faça o teste e descubra!
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • Menstruação
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
    A cólica é um sintoma que normalmente é associado à chegada da menstruação. No entanto,...
    Sinto cólicas mas minha menstruação não desce. É normal?
  • VER TODAS >