Anticoncepcional pode prejudicar a pele do rosto?
Anticoncepcional pode prejudicar a pele do rosto?
Pílulas de progesterona e estrogênio podem melhorar a oleosidade da pele
A pílula anticoncepcional pode trazer melhorias em vários aspectos: na prevenção da gravidez, regularização do ciclo menstrual, redução dos efeitos da TPM, dores e inchaço, entre outros. Mas, já parou para pensar como essa ingestão de hormônios pode reagir na sua pele?
Segundo o ginecologista Túlio José Tomass do Couto, a pílula combinada de estrogênio e progesterona ajuda a regular disfunções hormonais, o que é uma vantagem para quem sofre com oleosidade e espinhas e quer amenizar o problema. “É muito comum o dermatologista ou ginecologista orientarem pílulas com essa combinação para melhorar a pele de pacientes com excesso de oleosidade e acne”, explica. As que são compostas unicamente por progesterona, como a minipílula, geralmente agravam a acne se a mulher já tiver um histórico de problemas com essa condição.
Antes de começar a usar pílula é preciso fazer uma avaliação hormonal
Primeiramente, devemos lembrá-la que para trazer os efeitos esperados para o seu corpo, como a melhoria da pele, é recomendado avaliar se o tratamento com anticoncepcional é o mais adequado para o seu caso. Será que a acne é causada somente por alterações hormonais? É bom investigar antes de fazer uso de hormônios sem ter necessidade. Por isso, a avaliação médica é muito importante antes de fazer uso de qualquer tratamento com anticoncepcional.
Dr. Túlio José Tomass do Couto, Ginecologista e Obstetra
CRM: 63439



