Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Anticoncepcional injetável mensal x trimestral. Qual é melhor?

Anticoncepcional injetável mensal x trimestral. Qual é melhor?

O anticoncepcional injetável é um método contraceptivo hormonal composto por uma combinação de progesterona e estrógeno ou somente progesterona. Sua função é impedir a ovulação e tornar o muco do colo uterino mais espesso protegendo a mulher de uma possível gravidez. A injeção anticoncepcional deve ser aplicada via intramuscular por um profissional de saúde e possui dois formatos disponíveis no mercado: o mensal e o trimestral. Os dois tipos se distinguem de acordo com o tempo necessário entre uma dose e outra e a sua composição hormonal.

 

Segundo o ginecologista Alexandre Pupo, é preciso avaliar cuidadosamente as características de cada tipo de injeção anticoncepcional e quais as suas necessidades no momento de escolher o contraceptivo injetável como método de prevenção.  Afinal, o anticoncepcional de uma mulher pode não ser o melhor para outra. O Só Delas reuniu as principais diferenças entre o anticoncepcional injetável mensal e o trimestral e como começar a tomar as injeções. 

 

 

Como funciona a injeção anticoncepcional: primeira dose deve ser tomada no primeiro dia da menstruação

 

 

A primeira dose da injeção anticoncepcional deve ser aplicada, de preferência, no primeiro dia do ciclo menstrual. As próximas doses devem ser tomadas em uma periodicidade que varia de 30 a 90 dias de acordo com o tipo. O anticoncepcional injetável é um método contraceptivo de longa duração e, por esse motivo, é uma boa alternativa para quem costuma ter problemas com esquecimento das doses diárias da pílula anticoncepcional. A injeção também é uma opção que beneficia mulheres com problemas gástricos, pois ela não passa pelo estômago.  

 

 

Tanto a injeção anticoncepcional mensal e trimestral têm o mesmo efeito e a mesma eficácia. Ambas liberam doses diária de hormônios na corrente sanguínea com o objetivo de bloquear a ovulação e tornar o muco do colo uterino mais espesso, dificultando a passagem de espermatozóides de encontro ao óvulo. 

 

 

Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: entenda as diferenças 

 

O anticoncepcional injetável mensal é composta por uma combinação de estrogênio e progesterona. Como o nome sugere, as doses da injeção anticoncepcional mensal devem ser aplicadas a cada 30 dias, com uma tolerância de atraso de até 7 dias.

 

 

A injeção anticoncepcional trimestral é composta apenas por progesterona. Após a primeira dose, as próximas aplicações devem ser feitas a cada 90 dias, ou seja, de três em três meses. A injeção trimestral  também pode ser usada como tratamento para redução dos sintomas da TPM e controle da endometriose (condição caracterizada pelo crescimento do endométrio fora do útero).  

 

 

Injeção anticoncepcional e menstruação: versão trimestral pode reduzir sangramento e até bloquear a menstruação durante tempo de uso

 

 

Uma outra diferença importante entre a injeção anticoncepcional mensal e trimestral está na forma que a menstruação acontece com cada método. “O anticoncepcional injetável permite que ocorra o sangramento regular todo mês”, comenta o médico. Já as injeções trimestrais, por sua vez, bloqueiam completamente a menstruação, o que pode gerar escapes e sangramentos irregulares. “Elas tendem a dar mais ‘escape’, ou seja, perdas pequenas de sangue em qualquer momento e podem em alguns casos causar sangramentos contínuos”, explica o profissional.

 

 

 

Anticoncepcional injetável mensal e trimestral: métodos de longa duração dão mais comodidade para quem sofre com esquecimento

 

 

A injeção anticoncepcional é ideal para mulheres que querem se ver livres da pressão de precisar tomar uma medicação diária. Depois de entender as características de cada um, você já pode avaliar qual opção é melhor para você de acordo com o que você busca em um anticoncepcional. O mensal, por exemplo, é ideal para quem prefere menstruar todos os meses. Um outro fator a se considerar é que os efeitos colaterais dessa injeção passam mais rápido. E, por fim, o anticoncepcional injetável mensal também é o ideal para as mulheres que necessitam de um contraceptivo que possa ser interrompido mais facilmente.

 

 

Por outro lado, a injeção anticoncepcional trimestral pode ser melhor para mulheres que precisam de métodos contraceptivos com poucos hormônios, evitando a presença do estrogênio. Uma outra vantagem da dose trimestral está em sua longa duração. “Algumas mulheres podem preferir usar uma injeção a cada 3 meses ao invés de uma mensal”, também comenta o ginecologista. Se for te ajudar, separe em uma lista o que você acredita ser as vantagens e desvantagens de cada opção e depois converse com o seu ginecologista.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Alexandre Pupo Nogueira - ginecologista e obstetra membro do corpo clínico do Hospital Albert Einstein, é também mastologista e Membro Titular do Núcleo de Mastologia do Hospital Sírio Libanês
CRM-SP: 84.414

 

semprelivre_bottom1_dance_new

  • SE CUIDA!
    Lavar a calcinha no box é ruim? Confira dicas para cuidar de suas roupas íntimas!
    Você costuma lavar a calcinha no box e nem sabe se isso faz mal? Então é bom ficar de o..
  • SE CUIDA!
    Conheça 6 hábitos que podem causar corrimento vaginal e você nem sabia
    Você sabe o que causa corrimento vaginal? Alguns costumes da nossa rotina podem ser os pr..
  • SE CUIDA!
    Marcou consulta com o ginecologista? Listamos 6 coisas que você deve saber antes de ir!
    Uma coisa é certa: ir ao ginecologista pelo menos duas vezes ao ano é fundamental para a..
  • SE CUIDA!
    Você sabe qual é a diferença entre CAREFREE® TodoDia Flexi e CAREFREE® Proteção? Descubra e use os produtos da forma certa!
    Atualmente é comum passarmos o dia todo fora, mas do trabalho até a volta para casa muit..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • Quiz
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação? Teste seus conhecimentos
    A ovulação e o período fértil são duas fases do ciclo menstrual em que a mulher tem mais...
    Você sabe qual a diferença do período fértil e ovulação?  Teste seus conhecimentos
  • Menstruação
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
    Na maioria das vezes, a menstruação preta é normal e não representa problemas de saúde....
    Menstruação preta: veja por que a menstruação escurece
  • Menstruação
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
    Muitas mulheres ficam em dúvida sobre quantos dias depois de acabar o anticoncepcional...
    Quantos dias depois de acabar o anticoncepcional desce a menstruação? tire 4 dúvidas sobre anticoncepcional hormonal
  • SE CUIDA!
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
    A primeira consulta com o ginecologista é um momento muito importante para esclarecer...
    Primeira consulta com ginecologista: pode ser online?
  • VER TODAS >