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Alimentação na TPM: 4 alimentos que podem piorar a cólica menstrual

Alimentação na TPM: 4 alimentos que podem piorar a cólica menstrual

A cólica menstrual está aí para provar que de frágil o sexo feminino não tem nada! A dor no baixo ventre é conhecida por tornar a vida das mulheres um pouco difícil durante a menstruação. Algumas sortudas conseguem enfrentar a TPM sem sentir nenhum tipo de desconforto, porém, grande parte das mulheres que menstruam estão familiarizadas com a cólica provocada pela ação hormonal. A boa notícia é que uma alimentação balanceada pode ajudar a aliviar a intensidade da dor. Por outro lado, alguns alimentos são capazes de piorar a cólica e devem ser evitados em excesso.

 

Veja também: Repense sua alimentação para passar pela TPM de forma mais tranquila

 

Antes de mais nada, você sabe por que a cólica acontece? O sintoma pode ocorrer todos os meses na fase lútea do ciclo menstrual, quando o corpo já entendeu que não houve fecundação e se prepara para expelir o endométrio que se formou no útero. Assim, o ciclo dá início ao conjunto de sintomas da Tensão Pré-Menstrual, a famosa TPM que antecede a menstruação. A cólica é o principal sintoma desse período, embora nem todas as mulheres sintam. O desconforto é causado pela ação de uma substância inflamatória chamada prostaglandina, que é liberada para ajudar o útero a expelir o endométrio pela vagina como fluxo menstrual.  

 

Se livrar da cólica menstrual não é uma missão impossível. Melhorar a alimentação e evitar alimentos que pioram a cólica já pode ajudar a minimizar o desconforto. Veja a seguir o que você pode deixar de lado na hora das refeições para não aumentar a cólica menstrual:

 

  1. Gorduras e frituras favorecem a produção de prostaglandina, hormônio responsável pela cólica

 

Se alimentos gordurosos já fazem mal à saúde normalmente, quem dirá nos dias de TPM. Esse tipo de ingrediente favorece a produção da prostaglandina, hormônio responsável pelas contrações do útero ao expelir o endométrio em forma de menstruação. Consequentemente, a cólica menstrual é intensificada. Gorduras e frituras também aumentam a oleosidade da pele e as dores de cabeça. Ou seja, melhor evitar, né?

 

  1. Alimentos embutidos, como salsicha e mortadela, têm muito sódio e pioram a retenção de líquido

 

Quem sofre com a TPM sabe que a piora de um sintoma influencia no outro. Embora sejam alimentos práticos, os embutidos podem ser o terror das mulheres durante a Tensão Pré-Menstrual. Por conter muito sódio, conservantes e corantes químicos, esse tipo de alimento aumenta a retenção de líquidos e a irritabilidade da mulher, favorecendo a piora da cólica. 

 

  1. Carnes vermelhas têm propriedades inflamatórias que pioram a cólica

 

A carne vermelha costuma ser bastante gordurosa e, por isso, também aumenta a produção das prostaglandinas (responsáveis pelas contrações do útero ao expelir a menstruação). A gordura ainda tem a capacidade de aumentar a inflamação crônica do corpo feminino durante este período do mês, piorando a cólica e as dores de cabeça. 

 

Veja também: Saiba quais são os alimentos que ajudam a reduzir a cólica menstrual

 

  1. Bebidas com cafeína aumentam a irritabilidade e o estresse, o que pode favorecer a cólica


Muitas mulheres têm a falsa impressão de que beber um cafézinho diminui os sintomas da TPM. Na verdade, isso é uma ilusão. O café causa uma breve sensação de bem-estar no cérebro, porém, quando consumido em excesso, pode intensificar ainda mais a irritabilidade típica deste momento do mês. Sem contar na piora da qualidade do sono. Esses fatores reunidos podem piorar a cólica menstrual e favorecer a retenção de líquidos, outra manifestação característica da TPM. Por isso, tente abrir mão de bebidas com cafeína, como o café, chá preto, chá mate e alguns refrigerantes.

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