Skip to main content

Header Social Network

SIGA NOSSAS REDES!
Home

Header Right Logoes

INSPIRADO POR:

Alguns sinais durante o sexo podem alertar problemas com a saúde vaginal. Veja quais são!

Alguns sinais durante o sexo podem alertar problemas com a saúde vaginal. Veja quais são!

Nem sempre é fácil apontar quando há algo de errado com a nossa saúde íntima. Como a vagina é um órgão interno, grande parte das doenças e infecções acontecem sem que possamos ver. Estar mais atenta aos sinais do corpo é o que pode ajudar a identificar possíveis problemas. Durante ou depois do sexo é comum que alguns sintomas fiquem em mais evidência, como a dor durante a penetração e o sangramento logo após. Nesse caso, todo incômodo deve ser um alerta, pois alguns problemas vaginais podem transformar o prazer do sexo em preocupação. Confira 5 pontos para prestar atenção:

 

1) Dor durante o sexo

 

Depois de perder a virgindade, nenhuma dor durante o sexo é normal. O quadro é conhecido pelos profissionais como dispareunia, uma dor genital persistente ou recorrente.

 

O que pode ser: Em um primeiro momento, esse incômodo pode ser resultado de uma lubrificação inadequada ou da penetração com muita força, já que ambos podem machucar a parede vaginal. Outra causa é a psicológica - por conta de traumas anteriores, falta de desejo sexual ou problemas com a sexualidade, a dor pode acontecer como mecanismo de defesa e de tensão da musculatura. A terceira causa são problemas como endometriose, mioma uterino ou infecções vaginais. Esses três quadros podem representar problemas sérios para a mulher, sendo necessário consultar o ginecologista ou o sexólogo.

 

2) Sangramento após a relação sexual

 

Novamente, o sangramento após o sexo é um sintoma mais comum nas primeiras relações sexuais, quando há um rompimento do hímen - membrana elástica que reveste o canal vaginal da mulher. Mas, depois disso, todo o sangramento deve ser motivo de suspeitas. É importante, no entanto, não confundi-lo com a sua menstruação. Se ela estava para chegar, o sexo pode sim ter adiantado esse processo. Entretanto, se esse não for o caso, a consulta ao ginecologista é recomendada.

 

O que pode ser: A causa mais comum para um sangramento durante o sexo é o atrito muito bruto na penetração, causando machucados. Outra possibilidade são pequenas feridas no colo do útero e inflamações na região vaginal. As causas mais preocupantes são o câncer e a endometriose, por isso, a consulta ao ginecologista é muito importante.

 

3) Falta de lubrificação natural

 

A lubrificação vaginal é a maior aliada para uma boa relação sexual. Ela é resultado da excitação feminina e permite que a penetração aconteça sem machucar as paredes vaginais, tornando o processo mais prazeroso. No entanto, ter pouca lubrificação na região durante o sexo é um sinal de algo está errado.

 

O que pode ser: A falta de lubrificação vaginal está ligada a dificuldades psicológicas com o sexo, à baixa produção de estrogênio, diminuição da libido e também ao uso da pílula anticoncepcional. Enquanto alguns desses quadros devem ser investigados por um ginecologistas, outros podem ter auxílio de sexólogos e psicólogos. Por isso, não deixar de procurar ajuda médica. Uma dica imediata para contornar o quadro é usar lubrificante a base de água para melhorar o contato sexual.

 

4) Coceira na vagina

 

Normalmente, a coceira vaginal está associada à candidíase, uma infecção vaginal que tem o corrimento e vermelhidão na vagina como sintomas. Se a vontade de coçar aparecer durante ou após o sexo, o diagnóstico pode ser completamente diferente de candidíase.

 

O que pode ser: Alergias e irritações estão diretamente ligadas a esse sintoma. Pode ser que a mulher tenha alguma reação alérgica ao material da camisinha. Outra origem para a coceira é a irritação pela falta de higiene do pênis do parceiro, indicando que há algum agente estranho envolvido no ato. Por isso, é importante que tanto a mulher quanto o homem consultem respectivamente o ginecologista e o urologista para checar se está tudo certo.

 

5) Ardência vaginal

 

O quadro da ardência vaginal é bem similar ao da coceira. Inclusive, esses sintomas estão normalmente associados.

 

O que pode ser: Como a coceira, ardência vaginal está ligada à irritações. O quadro também pode ser um sinal de infecções, como a candidíase e alergias. O ressecamento causado pela falta de lubrificação também é um motivo recorrente.

semprelivre_bottom1_dance_new

  • Menstruação
    Posso ir à praia ou piscina menstruada? Saiba como curtir o verão sem neuras!
    Foi para um lugar de praia e ficou menstruada no meio da viagem? Não tem problema! Com a ..
  • Menstruação
    Veja 6 situações do dia a dia que quem sente muita cólica vai se identificar
    “Oi, sumida?!”. Todo mês as cólicas surgem de surpresa, como a mensagem daquele cari..
  • Menstruação
    Qual a diferença entre cobertura suave e seca? Saiba como escolher a ideal para você!
    Quem já se perguntou alguma vez por que existem taaaantas opções de absorventes diferen..
  • Menstruação
    Frescura? Sério? Pensamentos que passam pela sua cabeça quando alguém reclama da sua TPM
    Apesar da tensão pré-menstrual ser um momento só seu, todo mundo adora dar pitacos, né..
  • VER TODAS >

    ÚLTIMAS Novidades

  • SE CUIDA!
    Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias. O que devo fazer?
    “Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias e agora?”. Se você compartilha dessa dúvida,...
    Esqueci de tomar anticoncepcional 2 dias. O que devo fazer?
  • SE CUIDA!
    Lubrificação feminina é essencial na hora do sexo
    A lubrificação feminina é um fluido produzido pela vagina como resposta à excitação...
    Lubrificação feminina é essencial na hora do sexo
  • Quiz
    QUIZ : Você sabe o que é mito e o que é verdade sobre a saúde íntima feminina?
    Saber como cuidar da saúde íntima feminina faz toda a diferença na prevenção de incômodos...
    QUIZ : Você sabe o que é mito e o que é verdade sobre a saúde íntima feminina?
  • SE CUIDA!
    Veja 5 benefícios de rebolar a pelve
    Os benefícios de dançar rebolando vão muito além da diversão! A circundução da pelve (...
    Veja 5 benefícios de rebolar a pelve
  • VER TODAS >